A Associação de Futebol da Argentina (AFA) anunciou nesta segunda-feira que cancelou o projeto de um novo campeonato nacional, com 38 times, e a participação do River Plate, rebaixado recentemente para a Segunda Divisão. As mudanças receberam muitas críticas da torcida e dos dirigentes dos clubes argentinos.
"A AFA não promoverá nenhuma alteração. O Campeonato de Nacional B [Segunda Divisão] continuará igual e o da Primeira também", declarou o presidente da Associação, Julio Grondona, em entrevista ao canal C5N.
Há cerca de uma semana, cartolas do futebol argentino começaram a discutir uma reforma no atual sistema de jogo para criar um novo campeonato a partir da temporada 2012/2013. O plano incluía 38 times, sendo 20 da atual Primeira Divisão mais 16 da Segunda e dois de categorias inferiores.
O projeto permitiria o retorno do River Plate à elite do futebol argentino a partir de 2012. Também protegeria outros grandes clubes, como Boca Juniors, Racing Club, Independiente e San Lorenzo, ameaçados pelo sistema atual, por conta da baixa média de pontos acumulados nas últimas temporadas.
"O sistema que havíamos proposto não é viável. Tem que haver uma vontade muito grande para acontecer as mudanças", justificou Grondona. Sem mudanças, o Torneio Apertura terá início no próximo final de semana, com 20 times, como vem sendo disputado desde o início da década de 90.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião