O continente africano já conhece quatro dos seus cinco representantes na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha. Após os jogos das eliminatórias neste sábado, Togo, Gana, Costa do Marfim e Angola carimbaram seus passaportes. Todos vão disputar pela primeira vez a competição. Tunísia e Marrocos se enfrentam ainda neste sábado para definir a última vaga. Ambas as seleções já disputaram Copas do Mundo.

CARREGANDO :)

As seleções classificadas até agora derrotaram oponentes com mais tradição em Copas, indicando um processo de renovação no futebol africano. Angola deixou a seleção da Nigéria (que esteve presente nas três últimas Copas) fora da competição na Alemanha. De nada adiantou a vitória dos nigerianos de 5 a 1 sobre Zimbabue.

Outra grande surpresa foi a desclassificação de Camarões. O país dependia apenas de si mesmo para ir à Copa. Mas empatou num jogo em casa contra o Egito, e perdeu a vaga para a Costa do Marfim, que venceu o Sudão por 3 a 1.

Publicidade

Gana, que tem tradição nas competições juvenis, conquistou o direito de disputar sua primeira Copa ao bater Cabo Verde por 4 a 0. Já Togo venceu o Congo por 3 a 2.