O continente africano já conhece quatro dos seus cinco representantes na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha. Após os jogos das eliminatórias neste sábado, Togo, Gana, Costa do Marfim e Angola carimbaram seus passaportes. Todos vão disputar pela primeira vez a competição. Tunísia e Marrocos se enfrentam ainda neste sábado para definir a última vaga. Ambas as seleções já disputaram Copas do Mundo.
As seleções classificadas até agora derrotaram oponentes com mais tradição em Copas, indicando um processo de renovação no futebol africano. Angola deixou a seleção da Nigéria (que esteve presente nas três últimas Copas) fora da competição na Alemanha. De nada adiantou a vitória dos nigerianos de 5 a 1 sobre Zimbabue.
Outra grande surpresa foi a desclassificação de Camarões. O país dependia apenas de si mesmo para ir à Copa. Mas empatou num jogo em casa contra o Egito, e perdeu a vaga para a Costa do Marfim, que venceu o Sudão por 3 a 1.
Gana, que tem tradição nas competições juvenis, conquistou o direito de disputar sua primeira Copa ao bater Cabo Verde por 4 a 0. Já Togo venceu o Congo por 3 a 2.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia