Portugal obteve ontem a segunda vitória consecutiva na Copa do Mundo da Alemanha, feito que não realizava desde o Mundial da Inglaterra, em 1966. O time de Luiz Felipe Scolari derrotou o Irã, por 2 a 0, em Frankfurt, e assumiu a liderança do Grupo D, garantindo vaga para as oitavas-de-final.

CARREGANDO :)

"Fizemos um jogo histórico. Há 40 anos Portugal não vencia dois jogos em um Mundial. O time foi bem melhor hoje. Estamos classificados, mas vamos buscar a vitória sobre o México e não nos importa quem virá do outro grupo", disse Felipão se referindo a Argentina ou Holanda. O treinador aumentou o recorde para nove vitórias consecutivas em Mundiais. Foram sete com o Brasil em 2002 e duas na Alemanha.

Ao contrário do que o técnico Branko Ivankovic afirmara, a seleção do Irã entrou na retranca. Portugal cansou de perder chances no primeiro tempo.

Publicidade

Com a presença de Deco, Portugal chegou com facilidade ao gol iraniano, mas Figo, Cristiano Ronaldo e Pauleta erraram demais. Até Maniche, volante, tentou duas vezes.

O goleiro Mirzapour também se mostrou um grande obstáculo. Fez uma grande defesa cara a cara em um chute forte de Deco e ainda desviou chute de Miguel.

O Irã só chegou uma vez ao gol de Ricardo e mesmo assim Madanchi cabeceou para fora. Apesar de não ser desleal, o time de Ivankovic abusou dos lances violentos. Kaabi chegou a acertar um pontapé no rosto de Figo. Revoltado com a atuação do juiz francês Eric Poulat, Felipão por várias vezes teve a atenção chamada pelo quarto árbitro, o marroquino Mohamed Guezzaz. Ao final do primeiro tempo, esperou o juiz deixar o campo e o encarou de forma ríspida.

Portugal voltou da mesma forma para o segundo tempo. Mirzapour parecia intransponível com mais duas boas defesas - uma em jogada de Figo e outra de Cristiano Ronaldo. Mas coube a Deco fazer um dos gols mais bonitos do Mundial. Ele recebeu de Figo livre na entrada da área. Bateu de primeira. A bola foi no ângulo superior direito de Mirzapour: 1 a 0.

Com a vantagem, Portugal diminuiu o ritmo. Quase sofreu o castigo, aos 23 minutos, quando Fernando Meira falhou e Khatibi chutou para fora. Em outra chance, Kashemian, de cabeça, forçou Ricardo a grande defesa. No contra-ataque, a definição do jogo. Figo sofreu pênalti de Golmohammadi. Cristiano Ronaldo cobrou: 2 a 0.

Publicidade

Em Frankfurt

Portugal 2Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Maniche (Petit), Figo (Simão) e Deco (Tiago); Cristiano Ronaldo e Pauleta. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Irã 0Mirzapour; Kaabi, Golmohammadi (Bakhtiarizadeh), Rezaei e Nosrati; Mahdavikia, Nekounam, Karimi (Zandi) e Teymourian; Madanchi (Khatibi) e Hashemian. Técnico: Branko Ivankovic.

Estádio: Waldstadion. Árbitro: Eric Poulat (FRA). Gol: Deco, aos 17’, e Cristiano Ronaldo (pênalti), aos 34’ do 2. º tempo. Amarelos: Nekounam, Madanchi, Pauleta, Deco, Costinha e Golmohammadi.