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Ampliação do plano de sócios  foi uma das reivindicações  que os conselheiros jovens fizeram publicamente | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Ampliação do plano de sócios foi uma das reivindicações que os conselheiros jovens fizeram publicamente| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Um grupo de cerca de 30 pessoas entre os 200 conselheiros do Coritiba, autointitulada “Ala Jovem”, não está satisfeita com algumas promessas da nova diretoria alviverde que não estariam sendo cumpridas. Por causa disso o grupo publicou um manifesto no Facebook fazendo cobranças, com algumas questões que já estão em andamento dentro do clube.

Os questionamentos foram divididos em três setores: administrativo, futebol e comunicação. O grupo reclama, entre vários itens, que o estabelecimento de metas e parâmetros para acompanhamento de gestão, com prazo até 30 de abril, não foi apresentado ao Deliberativo. No plano do futebol, foi cobrado o modelo de contratos dos atletas e monitoramento para contratações. Na comunicação são mais oito itens, com destaque para ampliação no plano de sócios.

Pelo que a reportagem apurou dentro do Coxa, algumas das reivindicações vêm sendo cumpridas, como o estabelecimento de metas e a capacitação contínua dos colaboradores, incluindo uma pareceria com a Unicenp e com a Universidade do Futebol. Em relação ao número de sócios, o clube registrou um aumento de 5 mil associados (18 para 23 mil) nesses primeiros meses do ano, após as campanhas realizadas.

O presidente do Conselho Deliberativo alviverde, Pierpaolo Petruzziello, comentou sobre a insatisfação da Ala Jovem. “Algumas metas é necessário tempo, paciência, mas a cobrança tem que existir mesmo. É importante a participação da Ala Jovem”, afirmou.

Petruzzielo, no entanto, revela que a diretoria alviverde tem dado satisfações ao Deliberativo, inclusive divulgando salários de jogadores, seja pessoalmente em diversas oportunidades e também por outras formas. “Todas as dúvidas dos conselheiros eu encaminho ao presidente Rogério Bacellar e ele me responde por escrito. Já tenho pelo menos uns 10 ofícios só de respostas dele”, conta.

A reportagem procurou representantes da Ala Jovem, mas, como não há uma liderança, eles preferem se manifestar apenas pela página no Facebook para “não criar caso”. Questionados sobre a decisão, então, de publicar as reclamações, a justificativa é de que, como diz o texto na rede social, “há uma grande burocracia e um engessamento [no conselho], de modo que, muitas vezes, as cobranças pura e simplesmente constam em ata, não gerando um efetivo resultado”.

A diretoria do clube, por meio da assessoria de imprensa, afirmou que existem mecanismos internos para responder aos conselheiros e que não iria se manifestar.

Veja abaixo as reivindicações do grupo sobre as promessas de campanha:

ADMINISTRAÇÃO

“Estabelecimento de metas e parâmetros para acompanhamento de gestão” – prazo 31/03/2015-

“Mapeamento de processos” – prazo 30/04/2015

“Integração das áreas” – prazo 30/04/2015

“Gestão responsável de contratos” – prazo 31/03/2015

“Capacitação contínua dos colaboradores” – prazo 30/04/2015

Até o momento nenhuma das metas acima foram apresentadas ao Conselho Deliberativo.

FUTEBOL

“Scouting (monitoramento de atletas) para contratação que deverá ser aprovada em consenso pelo comitê de futebol formado entre o vice-presidente de futebol, o CEO e o diretor de futebol”– prazo 15/01/2015

“Quanto ao modelo dos contratos dos atletas: o Coritiba Foot Ball Club deve a partir de agora ter o seu modelo de contrato padrão para a contratação de atletas, podendo em caráter de exceção para atletas de alto nível tratar diferentemente do padrão de acordo com a decisão do colegiado(conselho administrativo)”– prazo 31/01/2015

Os atletas contratados foram aprovados em consenso pelo vice-presidente de futebol, CEO e diretor de futebol? O contrato assinado já é no modelo padrão?

MARKETING E COMUNICAÇÃO

“Programas de fidelização e ampliação da torcida” – prazo 31/03/2015

“Programa específico para o público Feminino” – prazo 31/03/2015

“Consolidar e ampliar o plano de sócios – pessoa física e jurídica – prazo 31/03/2015

Até o momento a única ação para atrair sócios foi a campanha Você completa nosso time que trata-se do mesmo plano de sócios apenas com isenção da taxa para quem deixou de ser sócio nos anos anteriores. 5 mil sócios

Ainda temos outras metas vencidas como:

“Planejamento orçamentário, financeiro e fiscal responsável” – prazo 31/03/2015

“Saneamento e renegociação das dívidas” – prazo 31/03/2015

“Estratégia específica para aumentar o Pay Per View” – prazo 31/03/2015

“Avaliação e viabilidade do projeto de construção de novo CT em Campina Grande com recursos de loteamento de parte da área” – prazo 31/04/2015

“Otimizar a utilização das estruturas” – prazo 31/03/2015

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