
Rio de Janeiro - Dois corredores foram eleitos os melhores atletas paralímpicos do país em 2012. Alan Fonteles e Terezinha Guilhermina receberam o prêmio na noite desta quarta-feira (19), em cerimônia realizada na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
Na Paralimpíada de Londres, Fonteles ganhou a medalha de ouro na prova dos 200 m categoria T44 ao vencer o grande favorito da disputa, o sul-africano Oscar Pistorius. Na escolha popular entre os homens, o paraense, que é biamputado, recebeu 39,76% dos votos. Ele deixou para trás Dirceu Pinto (30,34%), da bocha, e o nadador Daniel Dias (29,9%).
"Só tenho que agradecer toda a equipe que me ajudou a chegar nessas conquistas. É muito bom ter esse reconhecimento", declarou Fonteles, também eleito o melhor do atletismo. Em 2013, como preparação para o Mundial da França, em julho, ele pretende disputar o Troféu Brasil de Atletismo com corredores sem deficiência.
A mineira Terezinha Guilhermina ganha o prêmio de melhor atleta paralímpica feminina pelo segundo ano consecutivo. Ela, que faturou o ouro em Londres nas provas dos 100 m e 200 m para cegas, ficou com 44,45% dos votos. "Realizei muitos sonhos neste ano. Foi a melhor temporada da minha vida", disse.
Nenhum atleta nascido no Paraná recebeu o Prêmio Paralímpicos em 2012. No entanto, Carlos Garletti, paulista radicado em Ponta Grossa desde a infância, foi escolhido o melhor do tiro esportivo no ano. Ele foi o único representante do país na modalidade na última Paralimpíada.
Confira a lista de todos o vencedores do Prêmio Paralímpicos 2012:
Votação popular
Melhor atleta masculino Alan FontelesMelhor atleta feminina Terezinha Guilhermina
TécnicosEm modalidade individual Marcos Rojo (técnico do nadador Daniel Dias)Em modalidade coletiva Alessandro Tosim (Goalball)
Escolha por modalidade
Atletismo Alan FontelesBasquete em cadeira de rodas Lia MartinsBocha Dirceu PintoCanoagem Fernando FernandesCiclismo - João Alberto Schwindi FilhoEsgrima em cadeira de rodas Jovani GuissoneFutebol de 5 RicardinhoFutebol de 7 Marcos YuriGoalball Romário MarquesHalterofilismo Rodrigo RosaHipismo Sérgio OlivaJudô Lúcia TeixeiraNatação Daniel DiasRemo Cláudia CíceroRugby em cadeira de rodas Alexandre TaniguchiTênis de mesa Bruna AlexandreTênis em cadeira de rodas Daniel RodriguesTiro esportivo Carlos GarlettiTiro com arco Francisco CordeiroTriatlo Rodrigo MandettaVela - Elaine Pedroso da CunhaVôlei sentado - Janaína
*O jornalista viajou a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parlamentares tentam blindar Congresso das investigações da PF sobre emendas
Trump celebra avanço conservador na Alemanha e prevê mais vitórias; assista ao Sem Rodeios
PPP é aposta de Tarcísio para transformar os rios Tietê e Pinheiros
Gastos do STF superam custos da Família Real britânica, aponta levantamento
Deixe sua opinião