Em duelo de gigantes, na tarde desta sexta-feira (4), no Maracanã, a Alemanha bateu a França por 1 a 0, com gol do zagueiro Hummels, despachou os franceses e tornou-se a primeira seleção a carimbar o passaporte para a semifinal da Copa 2014. Os alemães imprimiram seu ritmo de jogo desde o início e não tardaram a abrir o placar. Aos 13 minutos, Kroos cobrou falta na área, Hummels ganhou a disputa com Varane e marcou de cabeça o gol da vitória.
No último minuto de jogo, Benzema teve em seus pés a chance de levar a partida para a prorrogação, mas o chute forte do atacante parou nas mãos do goleiro Neuer. Com Lahm na lateral direita e Klose no comando de ataque, os alemães demonstraram a força de sua equipe e confirmaram a sua quarta participação seguida em semifinais de Copa, recorde na competição.
Os franceses, que atuaram com Griezmann e Benzema no ataque, não conseguiram ter volume de jogo, lamentaram as chances desperdiçadas e voltam para casa mais cedo. A Alemanha volta a campo no dia 8 de julho, no estádio do Mineirão, quando enfrenta o Brasil pelas semifinais da Copa 2014.
O jogo
As duas equipes entraram em campo no Maracanã com esquemas de jogo semelhantes. Do lado alemão, o técnico Joachim Löw modificou a equipe que habitualmente vinha escalando, deslocou Lahm para a lateral direita e abriu espaço para Khedira, Kroos e Schweinsteiger atuarem juntos no meio de campo. Mesut Özil jogava bem aberto pela esquerda, Müller pela direita e Miroslav Klose centralizado como centroavante.
Didier Deschamps, o treinador francês, repetiu o meio de campo formado por Cabaye, Matuidi e Pogba. Na frente, optou pela entrada de Griezmann na vaga de Giroud. Assim, Valbuena atuava aberto pela direita, Griezmann pela esquerda, com Benzema no centro. Desde o primeiro minuto, no entanto, foi a Alemanha quem ditou o ritmo da partida.
Logo aos 2, Muller invadiu a área e, na hora de finalizar, foi barrado por Evra. A França respondeu aos 7, quando Valbuena cruzou para trás e Benzema finalizou Neuer realizou boa defesa. Os alemães seguiam impondo seu jogo e não demoraram a abrir o placar. Aos 13, Kroos cobrou falta da esquerda e levantou na área, para Hummels subir de cabeça, se antecipar a Varane e mandar para as redes.
A França acordou e chegou a criar boas chances ainda primeiro tempo, com Valbuena e Benzema, mas Neuer apareceu bem e assegurou o placar para os alemães. Na segunda etapa, a França voltou acelerando a partida, na tentativa de pressionar a equipe alemã que, por sua vez, respondia com perigo sempre que surgia a oportunidade.
O jogo se encaminhava para o final, quando Deschamps lançou Koscielny e Rémy, nas vagas de Sakho e Cabaye. Löw tirou Klose e lançou Schurrle em campo. A França passou a pressionar muito, mas Hummels e Neuer não deixavam nada entrar. No final, Giroud entrou na vaga de Cabaye, na última tentativa francesa.
A Alemanha teve boas chances com Schurrle nos contra-ataques, mas o atacante desperdiçou. Já Benzema teve a bola do jogo em seus pés, no último minuto de jogo. O atacante recebeu na área, cortou o zagueiro e bateu forte de perna esquerda. O goleiro Neuer, bem posicionado, espalmou para longe de mão esquerda e confirmou a classificação alemã para as semifinais da Copa.
França x Alemanha
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião