A Alemanha foi eleita a melhor seleção de 2011 pela revista France Football, que situa a Espanha na quarta posição de seu balanço anual, após quatro anos consecutivos de domínio espanhol.
As derrotas sofridas pelo grupo do técnico Vicente del Bosque nos amistosos explicam para a revista a queda da campeã do mundo e da Europa em um ano em que a equipe venceu todos os oito jogos oficiais disputados para a classificação para a Eurocopa do próximo ano.
Pelas mãos de Joachim Löw, a Alemanha conseguiu em 2011 uma trajetória perfeita na fase de classificação para a Eurocopa, mas também venceu os amistosos contra seleções de peso como Argentina, Brasil e Uruguai, vitórias que fizeram esquecer a derrota para a Austrália, a primeira da história.
Melhor ataque do continente, com 36 tantos gols, a seleção alemã desponta, segundo a France Football, como uma das favoritas ao torneio na Ucrânia e Polônia em 2012. É o 10.º ano que a Alemanha acaba na primeira colocação, o que não ocorria desde 2002.
A segunda posição está ocupada, em condições de igualdade, pela Itália e Holanda. Os italianos apagaram a má imagem dada no mundial pelas mãos de Cesare Prandelli e conseguiram com facilidade a classificação para a Eurocopa sem ceder a nenhuma derrota.
Sob o comando de Van Marwijk, os vice-campeões do mundo conseguiram uma boa sequência na fase de classificação, na qual conseguiram 25 gols em seis jogos, o que situou como a terceira seleção que mais marcou gols do ano atrás dos germânicos e dos espanhóis. Inglaterra, Irlanda, Dinamarca, França, Portugal e Rússia completam as dez primeiras posições de classificação.
Nas demais confederações, o Uruguai foi escolhido como a melhor seleção da América do Sul; México, da Concacaf; Gana, da África; Japão, da Ásia; e Nova Caledônia, da Oceania.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião