Alemanha e Israel garantiram suas vagas no Grupo Mundial da Copa Davis neste domingo (16) com vitórias apertadas, pelo placar geral de 3 a 2, contra Austrália e Japão, respectivamente. Os alemães permanecem na elite do tênis e os israelenses retornam à Primeira Divisão.
O revés para a Argentina na primeira rodada forçou a equipe alemã a disputar a repescagem, superada neste domingo, com os triunfos de Florian Mayer e Cedrik-Marcel Stebe. O primeiro bateu Bernard Tomic por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/2 e 6/3. Stebe se impôs diante do ex-número 1 do ranking mundial Lleyton Hewitt por 6/4, 6/1 e 6/4.
Com os resultados, os europeus viraram o placar e asseguraram o triunfo por 3 a 2 sobre os australianos na série melhor de cinco partidas disputada no saibro de Hamburgo. Agora esperam pelo sorteio de quarta-feira, que vai definir os confrontos da primeira rodada do Grupo Mundial de 2013.
Em outra disputa equilibrada, os israelenses fecharam em 3 a 2 sobre o Japão, em Tóquio, após a vitória de Amir Weintraub contra Go Soeda por 6/3, 7/6 (7/5), 4/6 e 6/3. Antes, os japoneses haviam empatado o confronto com o triunfo de Kei Nishikori sobre Dudi Sela por 6/3, 3/6, 4/6, 6/4 e 7/5.
Em Bruxelas, a Bélgica fechou o confronto com a Suécia sem sofrer nenhuma derrota. Neste domingo, os belgas venceram as duas partidas de simples para cumprir tabela e fizeram 5 a 0 no placar geral. Em jogos disputados em melhor de 3 sets, por causa da definição antecipada do duelo, David Goffin superou Markus Eriksson por 6/3 e 6/4, antes de Steve Darcis bater Andreas Vinciguerra por 6/4 e 6/2.
A Itália, que havia garantido a vitória no quarto jogo, também venceu o quinto e fechou o encontro com o Chile por 4 a 1. Simone Bolelli superou Christian Garin por 6/4 e 6/3 em Nápoles.
Em Amsterdã, a Holanda venceu a quinta e última partida contra a Suíça, cujo triunfo fora assegurado no quarto jogo. Thiemo de Bakker derrotou Marco Chiudinelli por 6/2 e 7/6 (7/4). Antes, Roger Federer superou Robin Haase por 3 sets a 0, garantindo a permanência dos suíços no Grupo Mundial.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas