Dominik foi o carrasco brasileiro| Foto: Jonathan Campos / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Marcado pela chuva, o Brasil Open Series – challenger da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) disputado durante a semana no Graciosa Country Club – chegou ao fim ontem com a vitória do alemão Dominik Meffert por 2 a 1 (6/4, 6/7 e 6/3) sobre o brasileiro Ricardo Mello no torneio de simples. A partida foi disputada em quadra fechada por causa da chuva (assim como alguns jogos das quartas de finais e as semifinais, na sexta-feira e no sábado).

CARREGANDO :)

O brasileiro, 103º lugar no ranking mundial, sentiu a velocidade de saque e ataque de Meffert (233º). "O jogo foi disputado e a quadra fechada favoreceu o estilo rápido dele, mas estou satisfeito com a semana. Com os pontos conquistados aqui (48) voltarei a figurar entre os 100 na ATP", disse Mello.

Em sua segunda disputa no Brasil, Meffert afirmou não esperar um nível tão alto no torneio. "O nível técnico foi muito bom. A presença do Nicolás Massu (chileno bicampeão olímpico) e de outros nomes entre os 100 melhores, confirmam isso." Ele superou o chileno nas oitavas de final vencendo por 6/2 e 6/4.

Publicidade

O tenista alemão acumulou 80 pontos no ranking e recebeu premiação de US$ 5 mil. A premiação total do torneio foi de U$ 35 mil.

Na final de duplas Leonardo Tavares (POR) e Dominik Meffert (ALE)venceram André Sá e Ramon Delgado (PAR) por 2 sets a 1 (3/6, 6/2 e 10/4) e ficara com o título.

Revés brasileiro

Meffert venceu outros dois brasileiros durante a disputa. Na semifinal o gaúcho Marcos Daniel, número 2 do Brasil e 95º do mundo sentiu uma lesão na coxa esquerda e abandonou a partida enquanto o alemão vencia o primeiro set por 4/0.

Daniel vai participar no próximo mês, ao lado de Thomaz Bellucci, do duelo contra o Uruguai pela segunda divisão da Copa Davis. "Comecei a sentir uma dor forte no segundo game. Tentei seguir, mas senti uma dor ainda maior e achei melhor parar para poder estar 100% para a Davis", explicou após a partida.

Publicidade

Outro brasileiro que chegou como promessa no torneio foi o jovem alagoano Tiago Fernandes, de 17 anos, que conquistou o Aberto da Austrália juvenil em janeiro. Ele foi eliminado na primeira fase do torneio também em disputa com Meffert (6/0 e 7/5).

Desde 1997 Curitiba não recebia um torneio de tênis com esse nível. Gustavo Kuerten participou daquela disputa antes de embarcar para o primeiro título em Roland Garros. De acordo com a organização do circuito, pelos próximos dez anos haverá a competição na capital paranaense.