Aruanã, Goiás Pouco mais de uma semana após conquistar sua 76.ª vitória na história da Stock Car dia 24 de julho em Curitiba , o consagrado piloto Ingo Hoffmann largou em busca de um novo objetivo: vencer o Rally dos Sertões.
Atual vice-campeão da prova, o Alemão usa a sua imensa experiência no automobilismo para crescer na modalidade de rali cross country. Logo na sua segunda participação na categoria, em 2004, ficou com o segundo lugar. Um ano a mais de aprendizado, aos 52 de idade, coloca o piloto como um dos favoritos ao título do Sertões 2005 na classe dos carros.
Eternamente reconhecido nas pistas, onde venceu a Stock Car 12 vezes e já chegou à Fórmula 1, Hoffmann não tem dificuldades em explicar porque está, aos poucos, trocando o asfalto pela terra.
"Sou apaixonado por pilotar. Já tinha o interresse de competir no Rally dos Sertões, até que, em 2002, fui convidado para uma etapa da Mitsubishi Cup. Me interessei mais ainda. Em 2003 estreei no Sertões e já estou no terceiro ano", disse.
Apesar de toda a identificação que seu nome tem com a vitória, o Alemão reconhece que no rali a história é diferente. Apesar de ter conquistado um resultado surpreendente em 2004, ele sabe que não terá facilidades na nova edição.
"Aqui ainda tem muita gente mais rápida do que eu. Tento compensar com a minha experiência em automobilismo. Como não tenho muitos anos pela frente na pista, invisto cada vez mais no rali. Aqui posso ficar por mais tempo", afirmou.
Outra motivação especial para Hoffmann estar gostando cada vez mais do cross coutry é a principal diferença com a Stock Car: a disputa é muito mais contra o relógio do que contra um adversário."Já me encheu a paciência aqueles toques e o contato da Stock Car. Aqui, você nem sabe aonde o rival está. É uma disputa mais contra o relógio, também é um grande desafio", garantiu.
Mesmo com pouco tempo de casa, a admiração e o respeito dos companheiros na equipe Mitsubishi (e em todo circo do rali) já foram conquistadas por Hoffmann. Principalmente pela vontade de novos desafios e, principalmente, pela vontade de vencer.
"O Ingo já ganhou tudo na pista e mesmo assim está aqui para apreender. Ele é um entusiasta que só motiva a todos no time", disse Maurício Neves, piloto paranaense.
O jornalista viaja a convite da Dunas Race.