O atacante Alex Mineiro está provando que quanto mais velho fica, melhor é o seu faro de gol. Aos 33 anos, ele continua sendo um grande artilheiro e na última quarta-feira, na derrota do Palmeiras por 4 a 1 diante do Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro, o jogador bateu o seu recorde de pessoal, que era de 30 gols marcados com a camisa do Atlético-PR, em 2007.
Neste ano, com a camisa do Palmeiras, Alex Mineiro chegou aos 31 gols marcados. Foram 15 no Campeonato Paulista, onde foi o artilheiro isolado; outros 13 no Campeonato Brasileiro, onde divide com Kléber Pereira, do Santos, a fama de goleador da competição; e mais três na Copa do Brasil.
"É mais um desafio alcançado. No começo do ano, projetei que se eu participasse de mais de 80% dos jogos, teria como objetivo chegar aos 30 gols na temporada. Não é um número fácil de ser atingido, mas na vida nós precisamos colocar metas e felizmente alcancei mais uma", diz Alex Mineiro.
Assim como no Palmeiras, Alex Mineiro também fez história no seu ex-clube, o Atlético-PR. Marcou 75 gols e é o nono maior artilheiro do time paranaense. Em 2001, foi um dos principais goleadores do Brasileiro - ano em que foi campeão, ao lado do companheiro Kléber Pereira, com 17 gols cada.
Quis o destino que, sete anos depois, agora em lados opostos, Alex Mineiro e Kléber Pereira disputassem acirradamente a artilharia da competição nacional -assim como já aconteceu no Paulistão, quando o ex-companheiro fez 13.
Pelo Verdão, o camisa 9 já conquistou marcas expressivas. Foi artilheiro do Campeonato Paulista, com 15 gols, e já é o maior artilheiro do século do clube numa única temporada, ao superar Vágner Love, que marcou 26 gols em 2004. É responsável por 35% dos gols do time e tem média de 0,65 gols por partida em 2008. Dos 49 jogos do Verdão neste ano, só ficou de fora de dois. Mesmo assim, Alex Mineiro ainda não se considera idolo da torcida.
"Ídolo é algo que representa muita coisa e, para atingir esse status, é preciso um tempo maior de clube e mais conquistas. Tenho corrido atrás de objetivos que não são apenas meus, mas que serão importantes também para a história do clube. Quero ficar marcado aqui", avisa o artilheiro.
Dos 31 gols marcados, 11 foram de finalização de dentro da área, 11 em cobranças de pênaltis, e outros nove de cabeça. Alex Mineiro está confirmado no time titular do Palmeiras no clássico contra a Portuguesa, domingo, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”