Timãozinho reforça a marcação na tentativa de parar o Coritiba
A derrota para o Iraty na última rodada parou uma sequência de bons resultados do Corinthians-PR. O problema é que, para se recuperar no Estadual, o Timãozinho precisa vencer justamente o Coritiba, líder da competição, hoje, no Ecoestádio. Para o técnico Amauri Knevitz um bom resultado passa necessariamente pela maneira com que a equipe irá parar o adversário. "Temos que marcar muito e não deixar o Coritiba jogar. Depois vamos pensar em sair para o jogo. Temos de fazer nossa parte e correr mais do que eles. Precisamos muito desses pontos", avaliou Knevitz. O técnico não poderá contar com dois jogadores, os zagueiros Tiago e Leandro, suspensos. Elpídio e Peixoto, respectivamente, serão os substitutos. Entram com a missão de parar a ofensividade coxa-branca.
Contrato novo
O volante Willian, que se tornou um dos destaques defensivos do Coritiba nesta temporada, teve seu contrato prorrogado até dezembro de 2012, de acordo com o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O jovem de 20 anos teve a incumbência de suprir a ausência de Leandro Donizete, contundido, e suas atuações foram elogiadas pelo técnico Marcelo Oliveira. Apesar do bom momento, o atleta não enfrenta o Corinthians-PR porque está suspenso.
O entrosamento do elenco, que pouco mudou em relação ao que foi campeão da Série B do Brasileiro do ano passado, fez o Coritiba começar a temporada como favorito à conquista do Paranaense, ao lado do arquirrival Atlético. A base mantida ainda ganhou reforços pontuais e a liderança do Estadual foi alcançada sem muita dificuldade. Mas poucos sabem que o bom relacionamento desse grupo não começou no Alto da Glória.
Muitos dos jogadores que hoje enfrentam o Corinthians-PR, no Ecoestádio, às 16h30, para defender a ponta da classificação, haviam atuado juntos em outras equipes.
O principal exemplo dessa história que entrelaça a carreira dos principais atletas do Coxa é o meio de campo Davi. Se para muitos a sensação ao chegar ao Couto Pereira foi a de rever rostos familiares, para ele a nova casa se tornou quase uma reunião de velhos amigos. Durante sua trajetória pelo mundo da bola, ele já havia trocado passes com oito dos então "novos" companheiros.
Esse reencontro foi bastante útil para a adaptação do meia, considerado atualmente titular absoluto do time de Marcelo Oliveira. "Foi bem mais fácil [a adaptação] e o entrosamento veio mais rápido. A gente ter jogado juntos permite para saber algumas coisas e facilita por já conhecer as características de cada um", confirmou Davi.
É quase um time completo, que vem se formando desde a passagem pelo Bragantino, quando atuou ao lado de Marcos Aurélio, Bill e Maranhão. Quando seguiu para o Avaí, foi a vez de conhecer Emerson, Léo Gago, Eltinho e Leonardo. Por último, no Paraná, atuou ao lado de Rafinha. Do time que vai a campo hoje, Davi estará cercado de seis velhos parceiros.
Outro que veio de Santa Catarina, o zagueiro Emerson, também chegou e não ficou deslocado mesmo com receio de não se integrar perfeitamente. "Fui recebido muito bem. Quando saí do Avaí tinha a preocupação de não ser aceito, mas já tinha gente conhecida aqui", contou.
Assim como Davi, o defensor não esconde que o entrosamento prévio foi fundamental para que os jogadores e o time alcançassem um bom rendimento rapidamente, mesmo com poucos dias de treino. "Facilita muito. Joguei com o Eltinho quase dois anos e a gente se conhece bem. O Léo Gago também, e assim por diante", disse.
Mas não é só de companheiros de Avaí, Bragantino e Paraná que vive o atual Coritiba. O goleiro Édson Bastos já teve a parceria do zagueiro Jéci no Guaratinguetá. Também no estado de São Paulo, jogaram juntos no São Caetano os laterais Jonas e Triguinho. Com tantas caras conhecidas, vale imaginar que o Alviverde já pode jogar quase de olhos fechados. Uma sintonia que faz diferença em campo.
Ao vivo
Corinthians-PR x Coritiba, às 16h30, na Rádio 98 (FM 98,9) e no tempo real da Gazeta do Povo.
* * * * *
Curitiba, 16h30
Corinthians-PR
Walter; Araújo, Elpídio, Elton e Peixoto; Paulo, Cícero, Thiago Henrique e Adriano Gabiru; Digão e Rodrigo Hote.
Técnico: Amauri Knevitz
Coritiba
Édson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Eltinho; Leandro Donizete, Léo Gago, Davi e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
Estádio: Ecoestádio. Árbitro: Leandro Júnior Hermes. Auxs.: Roberto Braatz e Pedro Martinelli Christino.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião