• Carregando...

Em mais uma corrida dominadora em Brasília, Allam Khodair venceu sua mais uma corrida no ano no circuito da capital federal, pela segunda etapa da superfinal da Stock Car. O paulista da Full Time liderou a prova desde o início e só teve trabalho na volta do pit stop obrigatório, quando ultrapassou Ricardo Zonta, da RZ, na reta dos boxes após três toques laterais e uma advertência da direção de prova para ambos. O paranaense chegou em segundo.

Líder do campeonato, Cacá Bueno, bicampeão da categoria, chegou em terceiro lugar na corrida em Brasília. O carioca da RBR-WA Mattheis ampliou sua vantagem para 24 pontos sobre Ricardo Maurício, da RC, que chegou apenas em oitavo. Allam Khodair, após a pole e a vitória, subiu para o quarto lugar, 27 atrás do primeiro.

Duda Pamplona, da Pamplona's, chegou em quarto na sua centésima corrida na categoria, à frente de quatro pilotos da superfinal: Valdeno Brito (5º), Daniel Serra (6º), Luciano Burti (7º) e Thiago Camilo (8º). Nonô Figueiredo foi o nono e Átila Abreu completou a lista dos dez primeiros da corrida em Brasília. Marcos Gomes ainda conseguiu um pontinho ao terminar em 15º. Apenas dois superfinalistas não pontuaram: Ricardo Maurício e Max Wilson, a dupla da equipe RC, que ficaram em 17ª e 18ª, respectivamente.

A próxima corrida da Stock Car, a terceira e penúltima etapa da superfinal, será disputada no circuito de Tarumã, na cidade de Viamão (RS), no dia 22 de novembro, daqui a duas semanas. A última prova será no tradicional autódromo de Interlagos, em São Paulo, em 6 de dezembro.

Khodair domina prova desde a largada

A chuva que estava prevista para este domingo não apareceu e a largada em Brasília foi realizada com uma temperatura amena, de 23ºC, incomum para esta época do ano na capital federal. Antes do início, no entanto, dois pilotos já começaram mal. Ricardo Sperafico, da RZ, que tinha marcado o quarto tempo, perdeu 16 posições no grid após trocar um pneu furado após o treino classificatório. Na partida para a volta de apresentação, Alan Hellmeister, da Full Time, que saía em sexto, ficou parado no grid, com problemas na dianteira do carro. Ele foi recolhido aos boxes e abandonou.

Em uma largada confusa, Allam Khodair manteve a ponta com tranquilidade, seguido por Duda Pamplona, que ganhou uma posição. No entanto, o carioca, em sua centésima corrida na Stock Car, acabou superado por Ricardo Zonta já na segunda volta. Valdeno Brito começou bem e pulou para a quinta posição, logo atrás de Cacá Bueno. Mais atrás, Giuliano Losacco foi parar nos pneus após ser tocado por Marcos Gomes, que está na superfinal mas só em 20º.

Cacá Bueno, que começava a corrida com pneus velhos por causa do regulamento, não tinha um bom ritmo e era pressinado por Valdeno Brito. O paraibano acabou ultrapassado por Thiago Camilo no fim da quinta volta e caiu para sexto. O paulista começou a pressionar Cacá Bueno e tentou a ultrapassagem por fora no fim da oitava volta, mas o carioca defendeu a posição. Na 11ª, após mais uma tentativa, Camilo perdeu duas posições, para Valdeno e Daniel Serra e foi parar na sétima posição. Após o toque no início, Marcos Gomes ganhou boas posições e estava em 12º quando começou a pressionar William Starostik, mas o paranaense resistia.

Antes da abertura da janela de pit stops, Khodair já tinha três segundos e meio de vantagem sobre Zonta. Os boxes foram abertos no 20º minuto da corrida e Thiago Camilo foi o primeiro a entrar. Além do reabastecimento, ele trocou os dois pneus da direita, lado do apoio no anel externo de Brasília. Luciano Burti entrou na mesma volta e repetiu o procedimento. Na 22ª volta foi a vez de Ricardo Maurício e na 23ª, de Cacá Bueno.

O líder Khodair entrou na 24ª volta e repetiu o procedimento de trocar os dois pneus do apoio de seu carro. Zonta entrou na passagem seguinte e, tentando ganhar tempo, não trocou pneus. O paranaense superou o rival no retorno à pista. Na 27ª volta, o paulista pressionou e tentou a ultrapassagem na última curva do circuito. Os dois chegaram a se tocar três vezes na reta dos boxes, mas Khodair conseguiu superar Zonta. Os dois foram advertidos pela direção de prova pela disputa, mas ninguém foi punido.

Valdeno e Serrinha pararam em seguida, enquanto Duda Pamplona, que assumiu a ponta ao retardar seu pit stop, se segurava na pista em primeiro. A dez voltas do fim da corrida, o carioca liderava, seguido de Nonô, Xandinho e Lico, que não pararam, enquanto Khodair era o quinto.

Após duas voltas, os quatro primeiros pararam e devolveram a liderança a Khodair. Com três segundos de vantagem sobre Zonta, o paulista apenas levou o carro ao final para vencer pela segunda vez seguida em Brasília.

Confira o resultado final da etapa de Brasília:

1 - Allam Khodair (SP/Full Time/Peugeot 307) - 40 voltas em 41m11s3962 - Ricardo Zonta (PR/RZ/Peugeot 307) - a 3s2723 - Cacá Bueno (RJ/RBR-WA Mattheis/Peugeot 307) - a 10s3134 - Duda Pamplona (RJ/Pamplona's/Chevrolet Vectra) - a 11s7195 - Valdeno Brito (PB/RCM/Peugeot 307) - a 12s4486 - Daniel Serra (SP/RBR-WA Mattheis/Peugeot 307) - a 14s4337 - Luciano Burti (SP/Boettger/Chevrolet Vectra) - a 14s9908 - Thiago Camilo (SP/Vogel/Chevrolet Vectra) - a 18s1429 - Nonô Figueiredo (SP/Pamplona's/Chevrolet Vectra) - a 19s23610 - Átila Abreu (SP/AMG/Chevrolet Vectra) - a 20s25311 - William Starostik (PR/A.Mattheis/Chevrolet Vectra) - a 20s73112 - Xandinho Negrão (SP/A.Mattheis/Chevrolet Vectra) - a 21s41013 - Ricardo Sperafico (PR/RZ/Peugeot 307) - a 24s21214 - Lico Kaesemodel (PR/AMG/Chevrolet Vectra) - a 25s32815 - Marcos Gomes (SP/Action Power/Chevrolet Vectra) - a 25s47716 - Chico Serra (SP/Avallone/Peugeot 307) - a 25s76117 - Ricardo Mauricio (SP/RC/Chevrolet Vectra) - a 25s94318 - Max Wilson (SP/RC/Chevrolet Vectra) - a 26s33419 - Felipe Maluhy (SP/Avallone/Peugeot 307) - a 35s41820 - Norberto Gresse (SP/Hot Car/Chevrolet Vectra) - a 35s94521 - Antonio Jorge Neto (SP/RC3 Bassani/Peugeot 307) - a 36s30622 - Alceu Feldmann (PR/Boettger/Chevrolet Vectra) - a 42s79723 - David Muffato (PR/RC3 Bassani/Peugeot 307) - a 43s056

Não completaram:Popó Bueno (RJ/Hot Car/Chevrolet Vectra) - a 14 voltas/mecânicoTarso Marques (SP/Action Power/Chevrolet Vectra) - a 18 voltas/mecânicoPaulo Salustiano (SP/Vogel/Chevrolet Vectra) - a 34 voltas/mecânicoGiuliano Losacco (SP/JF/Peugeot 307) - a 39 voltas/acidenteAlan Hellmeister (SP/Full Time/Peugeot 307) - a 40 voltas/não largouThiago Marques (PR/JF/Peugeot 307) - desclassificado

Melhor volta: Allam Khodair (SP/Full Time/Peugeot 307) - 59s995, na 7ª

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]