O alpinista chinês Liu Xinan, um dos melhores de seu país em sua especialidade, morreu ao cair de uma altura de 300 metros, informou nesta quarta-feira a imprensa local.
Liu, de 26 anos, descia com sua equipe, a "Knife Blade", o pico Dangjiezhenla, de 6.033 metros, que escalaram em 29 de março, quando sofreu o acidente fatal, a 5.700 metros da base da montanha, situada em Batang, província sudoeste de Sichuan.
Liu, cuja escalada tinha sido aprovada pela Associação de Montanhismo de Sichuan, era muito conhecido na China. Em 2000, ele venceu o primeiro prêmio em escalada masculina no concurso nacional de esportes radicais.
- Foi uma grande perda para o alpinismo de nosso país - diz Chen Jun, especialista da área que guiou Liu nos primeiros passos de sua carreira e atual treinador da equipe de montanhismo da Universidade de Jilin.
Chen também mostrou sua preocupação pelo crescente interesse da juventude por esportes de risco como o montanhismo e a escalada, e pelo conseqüente aumento de acidentes com resultado de morte e lesões.
- Primeiro (os escaladores) deveriam receber a aprovação das associações locais de montanhismo. Em segundo lugar, deveriam treinar-se sob a batuta de especialistas ou treinadores - aponta.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast