Os escaladores Edemilson Padilha e Valdesir Machado acabam de chegar ao Brasil depois de um mês de escaladas na Patagônia, onde realizaram duas conquistas importantes: a Via Buscaini na Aguja Saint Exupéry, uma rota clássica de 850 metros, completamente alpina, com rocha e gelo e a Via Francesa, no Fitz Roy.
A Via Francesa, também conhecida como Afanassief, com 2.300m, foi conquistada há 27 anos e é uma das mais difíceis da Patagônia. Desde sua conquista ninguém tinha repetido o feito.
Não existe croqui da via que utiliza 45 cordadas mais ou menos. Os escaladores decidiram por um estilo alpino puro, ou seja, sem sacos de dormir, com pouco equipamento, cordas finas e uma escalada rápida para ficarem menos tempo expostos ao clima frio da região, e depois de 36 horas de escalada conseguiram chegar ao cume do Cerro Fitz Roy.
- Estávamos preparados para escalar de várias maneiras e com um entrosamento muito bom entre os membros da equipe, composta por mim, por meu parceiro de escalada brasileiro, Valdesir Machado e pelo argentino Gabriel Otero. Formamos uma equipe forte e equilibrada. Nosso estilo super leve, sem sacos de dormir, com pouco equipamento, fez com que estivéssemos menos tempo expostos aos riscos da montanha - declarou Edemilson Padilha.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Quase 40 senadores são a favor do impeachment de Moraes, diz Flávio Bolsonaro
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Deixe sua opinião