O Coritiba 2011 já está em formação nos corredores do clube. Tudo a sete chaves. Renovações com jogadores, procura pelo novo técnico, dispensa de atletas, planejamento. Pouco se sabe sobre como o Coxa estará na (quase confirmada) volta à elite nacional. Mas do que se sabe, boa parte do elenco será formada, ao menos no Estadual, pelos pratas da casa. Gente como os volantes Willian e Marcos Paulo, o zagueiro Lucas Mendes e o meia Geraldo, todos com vínculos mais longos que Léo Gago, Pereira, Leonardo e Marcos Aurélio, cujas permanências ainda estão indefinidas.
"É uma responsabilidade muito grande. A gente teve uma queda ano passado e está conseguindo se reerguer. Ano que vem é dobrado para provar que podemos fazer uma boa campanha na Série A", conta Lucas Mendes, um dos que mais teve espaços neste ano. Em 2007, quem reconduziu o time à Série A foram jogadores da base, casos de Keirrison e Pedro Ken.
A transição, porém, nunca é fácil. Willian, que vem tendo chances ultimamente, confirma: "Tem de ter paciência... é complicado. Faz três anos que eu estou aqui, sobe para o profissional, daí desce para o júnior... mas tem de trabalhar." Dividir espaços com gente que chegou de fora para recuperar o time no período de baixa na Série B é visto como uma chance de crescer e não como subutilização: "Só de estar aqui já mostra que tem condições de estar jogando", afirma Lucas.
Todos eles têm o aval do técnico Ney Franco, que deixará o clube para assumir as seleções de base, deixando a marca de ter trazido dez garotos ao profissional. "Dois deles tiveram bastante utilização, o Lucas [Mendes] e o Marcos Paulo. Também o Geraldo, que até fez o gol na final contra o Atlético. Tem o Dênis, que passou por uma lesão e agora já está aparecendo", disse o técnico, que ainda elogiou Willian, Fabinho Souza, Tiago Real e outros dois que ainda não apareceram no profissional: "Eu gosto muito do Andrezinho e do Lelê, que podem ganhar chances na reta final desse Brasileiro."
Franco, que auxiliará o novo técnico em uma transição programada, também foi consultor na reestruturação do departamento de formação. "Estamos reformando todo o alojamento, para dar dependências decentes para os meninos", afirmou Vílson Ribeiro de Andrade, vice-presidente do clube, que designou a tarefa ao superintendente Felipe Ximenes e ao técnico do juniores, Marquinhos Santos. Animados, os meninos sonham em disputar a Série A em palcos como o Maracanã e em estarem na vitrine nacional. "Esse foi um ano de aprendizado. Esperamos mesmo no ano que vem se firmar, para levar o Coritiba a voos altos", projeta o lateral-esquerdo Dênis, que não teme um novo trauma em 2011: "Cobranças sempre existem."
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião