A principal surpresa na lista anunciada pelo técnico da seleção brasileira masculina de basquete, o argentino Rubén Magnano, para a prepação do Pré-Olímpico da Argentina ficou por conta de um estrangeiro. O armador norte-americano Larry Taylor, destaque do Bauru nesta temporada, passa por processo de naturalização e recebeu sua primeira convocação para atuar pelo Brasil.
Magnano anunciou nesta sexta-feira (17) a lista de 20 jogadores convocados para os treinos de preparação do Pré-Olímpico da Argentina, que será disputado de 30 de agosto a 11 de setembro. Destes, apenas 12 seguirão para o torneio, que dará duas vaga na Olimpíada de Londres.
Entre os chamados, estão os quatro brasileiros que atuam na NBA: o ala-armador Leandrinho, do Toronto Raptors, e os pivôs Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, Nenê Hilário, do Denver Nuggets, e Tiago Splitter, do San Antonio Spurs. No entanto, Varejão, lesionado, afirmou em fevereiro que não se recuperaria a tempo para jogar o Pré-Olímpico, enquanto Leandrinho disse que precisava descansar e também deve desfalcar a seleção.
Além disso, a participação destes jogadores depende da NBA. A liga norte-americana pode entrar em greve na próxima temporada, o que faria com que os atletas não fossem liberados por suas equipes.
"Nossa ideia comissão técnica) é avaliar o desempenho de todos os jogadores até lá (Pré-Olímpico). Apenas próximo da data é que teremos uma posição definitiva. Vamos trabalhar muito para conquistar nosso objetivo, que é participar dos Jogos Olímpicos em Londres, no próximo ano", declarou o técnico argentino.
O ala Guilherme Giovanonni, eleito melhor jogador do último NBB, e o ala-armador Vitor Benite, revelação da competição, são outros destaques da convocação da seleção, que participará de torneios amistosos na Venezuela e em Foz do Iguaçu antes de ir para a Argentina. Em relação ao grupo que disputou o Mundial de 2010, na Turquia, os pivôs J.P. Batista e Murilo são as únicas ausências.
Confira a lista de convocados da seleção brasileira:
Armadores - Marcelinho Huertas (Caja Laboral-ESP), Nezinho (Brasília), Raulzinho (Minas).
Alas-armadores - Larry Taylor (Bauru), Leandrinho (Toronto Raptors-CAN), Vitor Benite (Limeira), Marcelinho Machado (Flamengo).
Alas - Alex (Brasília), Arthur (Brasília), Diego (Limeira), Marquinhos (Pinheiros).
Alas-pivôs - Augusto Lima (Unicaja-ESP), Douglas (Bauru), Guilherme Giovanonni (Brasília).
Pivôs - Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers-EUA), Caio Torres (Vivemenorca-ESP), Paulão (Murcia-ESP), Rafael Hettsheimeir (Zaragoza-ESP), Nenê (Denver Nuggets-EUA), Tiago Splitter (San Antonio Spurs-EUA).
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp