• Carregando...
Neymar, Leandro Damião e Ronaldinho Gaúcho escutam as orientações do técnico Mano Menezes para o amistoso contra a Bósnia, na Suíça: ano de defninições na seleção brasileira | Mowa Press
Neymar, Leandro Damião e Ronaldinho Gaúcho escutam as orientações do técnico Mano Menezes para o amistoso contra a Bósnia, na Suíça: ano de defninições na seleção brasileira| Foto: Mowa Press

Jogo gélido

A previsão do tempo na hora do jogo, em St. Gallen, é de 0º C. Ontem, a seleção estreou seus novos uniformes de treino sob um temperatura de 2º C. No domingo nevou na hora em que será realizada a partida – 20 h na Suíça, 16 h em Brasília. O Brasil vai se exibir ainda para o menor público da era Mano Menezes. No AFG Arena, estádio do St. Gallen FC, time da Segunda Divisão suíça, cabem 19.694 fãs. Os ingressos mais baratos custavam o equivalente a R$ 100. Os mais caros, quase R$ 500.

  • Desfalques de peso- O técnico interino Stuart Pearce não poderá contar com o atacante Wayne Rooney em sua estreia no comando da Inglaterra. Com uma infecção na garganta, o jogador não encara o amistoso contra a Holanda, amanhã, no estádio de Wembley, em Londres. Assim, os novatos Daniel Sturridge e Frazier Campbell devem formar a linha de frente. Também há baixas do outro lado. O meia Van der Vaart foi cortado da delegação por causa de lesão no tornozelo. O atacante Van Persie (centro da foto) está confirmado. O técnico Bert van Marwijk optou por não chamar ninguém para substituí-lo

A seleção brasileira inicia, às 16 horas (de Brasília), contra a Bósnia-Herzegóvina, na Suíça, uma nova fase em sua preparação para a Copa de 2014. Acabaram os testes. Pela primeira vez, uma convocação do técnico Mano Menezes não teve novidade – para os 20 jogos anteriores, 82 atletas foram chamados.

A menos de seis meses dos Jogos Olímpicos de Londres e a dois anos e meio do Mundial em casa, o treinador precisa começar a definir o grupo. Dos sete jogadores com menos de 23 anos que estão no amistoso, três serão titulares: o volante Sandro e os atacantes Neymar e Damião. No banco, ficarão o goleiro Rafael, o la­­­te­­ral-esquerdo Alex Sandro, o meia Ganso e o meia-atacante Lu­­cas.

Todos provavelmente estarão na lista do técnico Mano Menezes para a Olimpíada, em julho. An­­tes da convocação, a equipe fará ainda quatro amistosos contra Dina­­marca, EUA, México e Ar­­gen­­­­tina, que servirão para Mano fechar a lista de 18 jogadores. "Na Olim­­píada, três atletas podem ter idade acima de 23 anos. Os três estão aqui na Suíça", comentou o técnico.

É provável que Mano leve um goleiro e um zagueiro veteranos. Nessas posições, nenhum atleta sub-23 foi titular com ele. Ro­­naldinho disse que espera poder jogar sua terceira Olimpíada – esteve no fiasco em Sydney-2000 e no bronze em Pequim-2008.

Na composição para a Copa, o técnico também começa a abandonar a fase de ensaios. Os 11 que serão titulares hoje já iniciaram pelo menos duas partidas sob o seu comando. "A Copa está muito perto, já perdemos tempo de­­mais", cobrou o diretor de seleções Andres Sanchez, na sua estreia no cargo. "Está na hora de formar um time."

Se vencer a Bósnia, a seleção chegará a seis vitórias seguidas – as outras foram contra Argentina (em duelo só com jogadores locais), Costa Rica, México, Gabão e Egito. Em nenhum desses jogos a seleção brasileira conseguiu uma goleada.

Os triunfos serviram para tirar pressão sobre os ombros do treinador, mas não melhoraram a deteriorada imagem da seleção. Ao contrário. Nesse período, o Brasil caiu de quinto para sétimo lugar no ranking da Fifa.

Em setembro do ano passado, depois da eliminação na Copa América e da derrota para a Ale­­manha, o zagueiro Thiago Silva e o goleiro Júlio César contaram que a seleção brasileira era alvo de brincadeiras em seus clubes. Ontem, o zagueiro do Milan afirmou que a situação ainda não mudou, apesar dos últimos bons resultados. "As brincadeiras e gozações continuam", disse Thia­­go Silva. "É só com muito trabalho, montando um time forte, que isso vai mudar."

Ao vivoBrasil x Bósnia, às 16 h, na RPC TV e SporTV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]