Jogo gélido
A previsão do tempo na hora do jogo, em St. Gallen, é de 0º C. Ontem, a seleção estreou seus novos uniformes de treino sob um temperatura de 2º C. No domingo nevou na hora em que será realizada a partida 20 h na Suíça, 16 h em Brasília. O Brasil vai se exibir ainda para o menor público da era Mano Menezes. No AFG Arena, estádio do St. Gallen FC, time da Segunda Divisão suíça, cabem 19.694 fãs. Os ingressos mais baratos custavam o equivalente a R$ 100. Os mais caros, quase R$ 500.
A seleção brasileira inicia, às 16 horas (de Brasília), contra a Bósnia-Herzegóvina, na Suíça, uma nova fase em sua preparação para a Copa de 2014. Acabaram os testes. Pela primeira vez, uma convocação do técnico Mano Menezes não teve novidade para os 20 jogos anteriores, 82 atletas foram chamados.
A menos de seis meses dos Jogos Olímpicos de Londres e a dois anos e meio do Mundial em casa, o treinador precisa começar a definir o grupo. Dos sete jogadores com menos de 23 anos que estão no amistoso, três serão titulares: o volante Sandro e os atacantes Neymar e Damião. No banco, ficarão o goleiro Rafael, o lateral-esquerdo Alex Sandro, o meia Ganso e o meia-atacante Lucas.
Todos provavelmente estarão na lista do técnico Mano Menezes para a Olimpíada, em julho. Antes da convocação, a equipe fará ainda quatro amistosos contra Dinamarca, EUA, México e Argentina, que servirão para Mano fechar a lista de 18 jogadores. "Na Olimpíada, três atletas podem ter idade acima de 23 anos. Os três estão aqui na Suíça", comentou o técnico.
É provável que Mano leve um goleiro e um zagueiro veteranos. Nessas posições, nenhum atleta sub-23 foi titular com ele. Ronaldinho disse que espera poder jogar sua terceira Olimpíada esteve no fiasco em Sydney-2000 e no bronze em Pequim-2008.
Na composição para a Copa, o técnico também começa a abandonar a fase de ensaios. Os 11 que serão titulares hoje já iniciaram pelo menos duas partidas sob o seu comando. "A Copa está muito perto, já perdemos tempo demais", cobrou o diretor de seleções Andres Sanchez, na sua estreia no cargo. "Está na hora de formar um time."
Se vencer a Bósnia, a seleção chegará a seis vitórias seguidas as outras foram contra Argentina (em duelo só com jogadores locais), Costa Rica, México, Gabão e Egito. Em nenhum desses jogos a seleção brasileira conseguiu uma goleada.
Os triunfos serviram para tirar pressão sobre os ombros do treinador, mas não melhoraram a deteriorada imagem da seleção. Ao contrário. Nesse período, o Brasil caiu de quinto para sétimo lugar no ranking da Fifa.
Em setembro do ano passado, depois da eliminação na Copa América e da derrota para a Alemanha, o zagueiro Thiago Silva e o goleiro Júlio César contaram que a seleção brasileira era alvo de brincadeiras em seus clubes. Ontem, o zagueiro do Milan afirmou que a situação ainda não mudou, apesar dos últimos bons resultados. "As brincadeiras e gozações continuam", disse Thiago Silva. "É só com muito trabalho, montando um time forte, que isso vai mudar."
Ao vivoBrasil x Bósnia, às 16 h, na RPC TV e SporTV.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião