Abdib em Curitiba
Indicada pelo Ministério do Esporte e CBF, a Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústria de Base (Abdib) chega hoje a Curitiba para vistoriar a cidade. Os técnicos entregarão ao Ministério do Esporte um relatório que servirá de apoio para a distribuição de verbas e execução de obras.
10 h Reunião no Palácio das Araucárias com o Comitê Executivo do Paraná para a Copa 2014. Na ocasião será entregue um relatório completo de Curitiba, abordando questões como segurança, transporte, saúde e hotelaria.
12h30 Almoço no restaurante da Arena.
14 h Apresentação da Maquete da Arena e exibição do filme "A Copa tem que ser Aqui".
15 h Visita à Arena.
16 h Visita aos principais pontos de Curitiba de helicóptero: Jardim Botânico, Torre da Brasil Telecom e Parque Tanguá estão incluídos no roteiro.
Curitiba receberá até o fim deste ano três visitas que determinarão o futuro de sua candidatura a sede da Copa do Mundo de 2014 as cidades escolhidas serão divulgadas em março pela Fifa. Hoje desembarcam na capital paranaense quatro integrantes da Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib).
O grupo avaliará a infra-estrutura da capital paranaense e da Arena da Baixada (estádio indicado para receber os jogos do Mundial) com o objetivo de fornecer à Fifa e ao governo federal um relatório detalhado sobre as condições do município.
O resultado da consultoria ajudará na definição das sedes do Mundial e influenciará o poder público na formulação do plano de investimento, o já apelidado "PAC da Copa".
"Faremos um passeio de helicóptero pela cidade, um passeio amplo para ajudá-los na avaliação", conta o secretário municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, que ao lado do vice-governador Orlando Pessuti; do vice-prefeito Luciano Ducci; de Celso Caron, secretário estadual de Turismo; e de Hélio Cury, presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), compõe a linha de frente da campanha pró-Paraná.
"Curitiba já tem tudo planejado, preparado", acrescenta ele.
Na seqüência, até o fim da primeira quinzena de novembro, será a vez da inspeção de técnicos do Sindicato das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), também com a intenção de checar o que a cidade pode oferecer e o que ainda precisa ser feito em relação à estrutura exigida pela Fifa.
A vistoria resultará em um seminário, no qual será apresentado às autoridades as condições gerais da capital.
"Iremos identificar carências, em um processo de provocação da sociedade. De repente, o futuro chega e você não está preparado", diz o presidente nacional da entidade, José Roberto Bernasconi. "(A Copa) é um excelente motivo para fazer a grande renovação que as cidades brasileiras precisam", complementa.
Após o fim das observações técnicas, o aspecto político volta à tona. De acordo com a FPF, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, visitará Curitiba em dezembro.
Além de mostrar os pontos fortes da cidade, o comitê local tentará convencer o homem-forte na organização do Mundial de que as divergências políticas foram definitivamente superadas Teixeira teria demonstrado receio de uma possível participação do senador Alvaro Dias (PSDB), seu antigo desafeto desde a CPI do futebol, entre 2000 e 2001, na condução da política local após a eleição para governo estadual, em 2010.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas