Após uma série de homenagens, Andre Agassi começou nesta segunda-feira sua caminhada no último torneio de tênis de sua carreira, o US Open. E de forma emocionante, o tenista americano virou o jogo, fazendo 3 sets a 1 (6/7 (4/7), 7/6 (10/8), 7/6 (8/6) e 6/2) sobre o romeno Andrei Pavel após 3h31m de jogo. Na próxima rodada, Agassi enfrentará Marcos Baghdatis, oitavo no ranking da ATP, que derrotou o alemão Alexander Waske por 3 sets a 0, parciais de 7/6 (7/1), 7/6 (9/7) e 6/3. Agassi e Baghdatis nunca se enfrentaram em partidas pelo circuito profissional.
Nesta segunda-feira, quem começou melhor foi Andre Agassi, que confirmou seu serviço logo no primeiro game e quebrou o saque de Pavel em seguida. Jogando bem no fundo da quadra e mostrando agilidade, o tenista americano se manteve na frente do placar até o sexto game, quando teve o saque quebrado pelo romeno. Os dois tenistas seguiram confirmando seus serviços até o tie-brake, quando Pavel começou melhor e conseguiu um mini-brake no primeiro saque de Agassi. Com um jogo mais consistente, o romeno fechou o tie-brake em 7/4 e o primeiro set com 7/6.
A volta para o segundo set trouxe Andre Agassi próximo de conseguir sua primeira quebra de saque logo no terceiro game. Pavel salvou o serviço fazendo 2/1 e, a partir de então, os dois tenistas confirmaram seus saques sem maiores problemas até o tie-brake. Como no primeiro set, foi Pavel quem saiu na frente do tie-brake, fazendo 1/0. Agassi, porém, não se entregou. Com o apoio da torcida que encheu a quadra central de Flushing Meadows, o tenista passou a pressionar o romeno com bolas firmes de fundo. Após dois set points perdidos, contra um de Pavel, o tenista americano fechou o segundo set com 10/8 no tie-brake, após Pavel jogar a paralela de esquerda para fora no fundo da quadra.
Agassi em virada sensacional
Com dois brake points a favor logo no primeiro game, Andrei Pavel abriu o terceiro set quebrando o saque de Andre Agassi. Após confirmar o seu serviço, o tenista romeno voltou a quebrar o saque de Agassi no terceiro game, abrindo 3/0. Quando tudo se encaminhava para um set tranqüilo para Pavel, Agassi começou uma reação sensacional, quebrando os dois serviços seguintes do romeno e empatando em 4/4. Mais uma vez, a partida foi para o tie-brake e, como no segundo set, Agassi conseguiu nova vitória, fechando em 8/6 após perder três set points.
Motivado com a virada no placar, Agassi voltou para o quarto set quebrando logo de cara os dois primeiros serviços de Pavel e abrindo 3/0. Cansado, o romeno foi presa fácil para o veterano tenista, que não teve trabalho para fechar o quarto set em 6/2 e a partida em 3 sets a 1, com o público assistindo de pé ao último ponto do jogo.
O Aberto dos Estados Unidos é o palco da despedida de Andre Agassi do circuito profissional de tênis. Aos 36 anos, Andre Kirk Agassi conquistou seu primeiro título como profissional em Itaparica, na Bahia, em 1988, com uma vitória sobre Luiz Mattar. Tenista profissional desde 1986, o pupilo de Nick Bolletieri coleciona em sua carreira 60 títulos de torneios de simples, com 869 vitórias e 273 derrotas. No ano passado, Andre Agassi chegou à final do Aberto dos Estados Unidos, sendo derrotado pelo atual número 1 do mundo Roger Federer por 3 sets a 1. O anúncio da aposentadoria viria mais tarde, um pouco antes de estrear no Torneio de Wimbledon, do qual já foi campeão, em 1992.
Deixe sua opinião