Casillas treina com o concorrente à posição Victor Valdés em Recife| Foto: Felipe Trueba / EFE

Valdés fica no Barcelona até 2014

Após mais de dez anos defendendo o gol do Barcelona, o goleiro Victor Valdés anunciou que deixaria do clube há algumas semanas.

Desde então, muito se especulou sobre quando aconteceria essa saída. Mas nesta sexta-feira, o jogador, que se prepara para disputar a Copa das Confederações com a seleção espanhola, confirmou que só sairá da equipe catalã ao fim de seu contrato, em junho do ano que vem.

"Desde janeiro vinha dizendo o mesmo, nunca falei nada de diferente a respeito. Sei que ainda tenho um ano de contrato, a única coisa que disse é que não iria renovar e que estava agradecido pela proposta que haviam me feito", disse o goleiro de 31 anos, que passou toda sua carreira no Barcelona.

Valdés justificou sua decisão dizendo que o "peso de vestir a camisa do Barça" por mais de dez anos se tornou insuportável. Desde então, a imprensa europeia passou a cogitar a possibilidade de o goleiro se transferir já nesta pré-temporada, até para que o clube catalão lucrasse com a negociação - ao fim de seu contrato, o jogador poderá ir para qualquer outro time de graça.

Com a polêmica sobre sua saída encerrada, Valdés volta as atenções exclusivamente para a Copa das Confederações. A Espanha estreia na competição diante do Uruguai, neste domingo, no Recife. O próprio goleiro garantiu estar "tranquilo" em relação ao seu futuro e com a cabeça apenas na seleção.

"Sempre estive muito tranquilo, sempre confiei em mim mesmo e mostrei minha cara para o clube, que é o que tenho feito desde janeiro. Não há nenhuma novidade. Ainda tenho um ano de contrato e estou muito feliz por ele", afirmou. (AE)

CARREGANDO :)

Casillas, goleiro e capitão da seleção espanhola nos títulos da Copa-2010 e da Eurocopa, não tem mais vaga garantida na equipe titular. Victor Valdés, do Barcelona, disputa a titularidade com o goleiro do Real Madrid.

O arqueiro do Barcelona, no entanto, não quer se meter na decisão sobre quem será o titular na Copa das Confederações. "Não sou ninguém para opinar sobre isso. O treinador [Vicente del Bosque] é quem vai escolher", afirmou Valdés.

Publicidade

Nos dois últimos amistosos da Espanha nos Estados Unidos, Del Bosque fez um rodízio no gol. Casillas foi titular na vitória sobre o Haiti, enquanto Valdés atuou contra a Irlanda.

Será de um deles a missão de parar o ataque uruguaio, composto por Suárez e Cavani, domingo, no Recife.

Treinamento

Os problemas de Recife - caos no trânsito e os campos alagados que impediram o Uruguai de treinar quinta-feira passaram longe da seleção espanhola.

Hospedada em um hotel de frente para a praia de Boa Viagem, a seleção campeã do mundo não sentiu os efeitos negativos da capital pernambucana. "Tivemos apenas contato com o hotel, os torcedores e o centro de treinamento", disse Cazorla.

Publicidade

A Espanha chegou quarta-feira à noite em Recife e foi escoltada direto para o hotel. Um dia depois, treinou no CT do Náutico, distante do centro da cidade. Mas batedores da polícia escoltaram a delegação, que precisou enfrentar o trânsito.

O mesmo não acontece com o Uruguai. A seleção de Oscar Tabarez não conseguiu treinar ontem porque os dois campos de treinamentos possíveis, do Santa Cruz e do Sport, estavam encharcados.