Brasília, DF – Dez dias e 4.500 quilômetros depois da largada, a 13.ª edição do Rally dos Sertões termina hoje em Goiânia (mesmo local da partida) longe de trazer emoções à disputa.

CARREGANDO :)

Carros, motos e caminhões fazem o último desafio do evento com os campeões praticamente definidos. Os líderes das três categorias possuem grandes diferenças para os concorrentes mais próximos e precisam apenas administrar o ritmo até a bandeirada final.

A situação mais tranqüila é do motociclista Jean Azevedo. Em busca do pentacampeonato do rali, o paulista enfrentou adversários de outros quatro países (Espanha, Chile, Portugal e Uruguai) e administra uma hora de vantagem sobre o chileno Carlo de Gavardo – que ganhou a prova de ontem.

Publicidade

Pela primeira vez em mais de uma década de Sertões, a competição off road está valendo como etapa para o circuito mundial entre as motos. Com isso, outra atração além do título local está em disputa hoje: Gavardo pode ganhar o mundial para motos até 450 cilindradas.

Entre os carros, o destino também está praticamente selado. Edu Piano, que corre ao lado do navegador Rogério Almeida, tem uma diferença superior a 40 minutos para os segundo colocados – Ulysses Bertoldo e Rafael Capoani.

O veículo dirigido por Piano (da marca Chevrolet) é o único entre os nove primeiros que não pertence a um time filiado à Mitsubishi. Tal fato traz um certo constrangimento à multinacional japonesa.

A empresa asiática é a que mais investe no rali cross coutry nacional. Mas viu seus pilotos oficiais terem muitos problemas mecânicos e se despedirem do título (Guilherme Spinelli está em 8.º, Maurício Neves não aparece nem entre os 50 primeiros e Ingo Hoffmann já abandonou a disputa).

Na categoria caminhões, Amable Barrasa e José Papacena (ontem ganharam pelo segundo dia seguido) estão quase uma hora à frente de Carlos e Guido Salvini. Os líderes guiam um Ford, que é aproximadamente uma tonelada mais leve que os concorrentes. Apesar da estranheza, a diferença de peso está dentro do regulamento.

Publicidade

O jornalista viaja a convite da Dunas Race.