As águas que banham a cidade de Antonina, no litoral paranaense, vão receber entre os dias 12 e 14 de outubro o Campeonato Paranaense de Vela 2007 na classe Snipe. Cerca de 10 barcos confirmaram presença nas disputas que acontecem durante o feriadão, inclusive o atual campeão sul-americana da classe, Eduardo Pacheco e Chaves.
Outro que também participa do evento é o velejador Luciano Gubert de Oliveira, com seu barco Flotilha A450. O paranaense disputa seu oitavo título estadual. Para o velejador, o campeonato desse ano promete ser um dos melhores. "O número de barcos, por ser uma disputa regional, é grande e o pessoal que irá participar é de excelente nível técnico", explica.
Conheça o Snipe
O Snipe é um barco de quinze pés para dois velejadores. Projetado por William Crosby em 1931, um Snipe possui duas velas: a principal, que é regulada pelo timoneiro e a buja, que é regulada pelo proeiro. A classe Snipe, organizada em todo o mundo pela Snipe Class International Racing Association , é considerada uma das mais técnicas da vela, priorizando o conhecimento técnico e não apenas o lado físico.
É também uma classe Pan-Americana, sendo uma das que mais títulos deu ao Brasil, com Eric Schimidt (61, 63 e 65), Nelson Piccolo (67), Boris Ostergren (77), Torben Grael (83 e 87), Mauricio Santa Cruz (97) e Alexandre Paradeda (2001).
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia