No último sábado, o americano Kelly Slater quebrou o recorde de 33 vitórias no Circuito Mundial. A marca pertencia somente e ele e ao também americano Tom Curren, tri mundial (1985, 1986, 1990). Mas o feito do octacampeão do mundo parece ter estimulado o veterano. E ele pode dar o troco muito em breve. Aos 43 anos, Curren se inscreveu nas triagens do WCT de Hossegor, na França, que começa na quinta-feira.
Curren disputas poucas competições de surfe, e quase sempre como convidado. Foi nessa condição que, em 2005, ele veio ao Brasil, onde disputou o WCT de Imbituba (SC).
Neste ano, ele foi a Arica, no Chile. Mas, apesar de a etapa organizada por seu patrocinador, ele preferiu viajar pelas cidades próximas, em vez de competir.
Na França, onde viveu alguns anos e teve uma filha, Lee Ann Curren, de 17 anos -, ele terá de buscar uma vaga contra 11 surfistas. Caso haja alguma desistência, o número de vagas pode aumentar.
Joan Duru, Tamaroa McComb, Michel Bourez, Alain Riou, Fred Robin, Tiago Pires, Nikolaus Von Rupp, Clay Marzo, Marc Lacomar, Dylan Graves e Wayan Betet vão entrar na briga. As duas vagas reservadas aos patrocinadores foram para Aritz Arranburu e Miky Picon.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia