Apesar de a seleção brasileira de vôlei ter sido derrotada pela Rússia por 3 sets a 0, nesta sexta-feira (7), em Gdansk, na Polônia, em um duelo em que atuou muito mal, o técnico Bernardinho mostrou confiança de que o Brasil irá avançar à decisão da Liga Mundial. Ao se classificar à semifinal como vice-líder do Grupo F, o time nacional agora espera pela definição do líder do Grupo E, próximo rival do país.

CARREGANDO :)

Pelo fato de a seleção já ter assegurado vaga na semifinal por antecipação, o treinador poupou Giba e Murilo do duelo desta sexta e começou a partida com Lucão, Theo e Bruninho no banco, visando dar fôlego ao time que lutará por uma vaga na final neste sábado. A questão física foi valorizada pelo comandante brasileiro após a derrota para os russos.

"Nossa prioridade foi fazer com que todos chegassem em boas condições para os dois últimos dias. Disputamos dois jogos muito cansativos contra Cuba e Estados Unidos. O Giba jogou nove sets seguidos e precisava descansar. Também tínhamos que ter o Dante mais tempo em quadra. Lamento que nossa atuação tenha sido abaixo do esperado, mas precisamos gerenciar a condição física do grupo para as duas decisões que teremos pela frente", disse Bernardinho.

Publicidade

Dante concordou com a estratégia adotada pelo treinador, que deixou em segundo plano a conquista da liderança do Grupo F diante da Rússia, que fechou a chave na frente e irá encarar na semifinal o segundo colocado do Grupo E. "Era o momento de colocar todos nas melhores condições possíveis para a semifinal, que é o jogo que realmente importa neste momento. Temos um grupo de jogadores forte e vamos precisar de todos bem nos dois próximos jogos", disse o ponteiro.

Já Leandro Vissotto, que foi o maior pontuador do jogo com a Rússia, apesar da derrota para o rival, enfatizou que faltou mais poder de fogo ao Brasil nesta sexta-feira. "Foi um jogo morno. Não estamos com a agressividade com a qual estamos acostumados e, também por isso, não conseguimos correr atrás do resultado quando a Rússia abriu vantagem nos sets", opinou, lembrando que o time brasileiro não jogou com a sua força total.

Os adversários de Brasil e Rússia na semifinal serão definidos nesta sexta-feira, após os duelos Itália x Bulgária, às 12 horas (de Brasília), e Polônia x Argentina, às 15 horas. Já classificados à próxima fase, os argentinos estão na liderança do Grupo E, com seis pontos, enquanto os italianos figuram na segunda posição, com três, contra dois dos poloneses e um dos búlgaros.