Se faltam atrativos para a despedida atleticana do Estadual, quem for à Arena neste domingo, às 15h50, ao menos verá algo raro na recente trajetória do Furacão. Há 15 anos o clube não cumpre tabela no Campeonato Paranaense. Com o título antecipado do Coritiba, a equipe transformou o duelo com o Iraty em laboratório para o Brasileiro.
O Rubro-Negro não joga valendo nada desde 23 de julho de 1995. Na oportunidade, dois meses após a mudança inciada por Mário Celso Petraglia que revolucionaria o clube, o time encerrou sua participação com uma vitória por 1 a 0 sobre o Rio Branco. O título ficou com o Paraná, tricampeão e com a quarta conquista da década.
A partir daí, o Atlético foi o clube mais vitorioso, com seis títulos (2009, 2005, Supercampeonato-2002, 2001, 2000 e 1998) e quatro vice-colocações (1997, 2004, 2008 e 2010). Acabou eliminado nas outras oportunidades. Mas não havia mais encarado um compromisso tão despretensioso.
Para alguns atletas, o jogo ganhou importância. Após o desgaste físico e emocional com o tropeço no estadual e a eliminação na Copa do Brasil, o técnico Leandro Niehues escalou um time reserva para esta tarde. Assim deu uma trégua aos titulares e poderá analisar melhor as peças potencialmente úteis no Campeonato Brasileiro. A próxima semana será de definições com a esperada chegada de alguns reforços e a dispensa e negociação de outros jogadores.
"É uma oportunidade para a diretoria saber que pode contar conosco. Muitos são atletas novos e precisam passar por essa aprovação. O importante é ter a cabeça boa para fazer um bom jogo", comentou o estreante goleiro João Carlos.
Da equipe principal, apenas Chico e Alex Mineiro devem estar em campo. "Quem joga num clube como o Atlético precisa estar motivado sempre. Não importa a partida", disse o volante. Ele reconhece, porém, as dificuldades deste domingo. "O entrosamento não será dos melhores. Vamos tentar acertar na conversa", acrescentou. Já para o Iraty o jogo é decisivo. Melhor time do interior e classificado para a Série D do Campeonato Brasileiro, o Azulão busca também uma vaga na Copa do Brasil. A equipe depende apenas de uma vitória. Se empatar, precisa torcer por um tropeço do Paraná.
Ao vivo
Atlético x Iraty, às 15h50, na RPC TV e no tempo real da Gazeta do Povo
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião