A NBA, que começa hoje sua temporada 2005/2006, vive o ápice da internacionalização. Depois de um momento de crise técnica e financeira no fim da década passada, a liga decidiu apostar na abertura das fronteiras. A busca pelos mercados externos deu fôlego ao campeonato e iniciou uma mudança radical na formação dos times. Curiosamente, a trajetória de dois atletas paranaenses simboliza bem essa mudança de mentalidade. O capítulo mais recente dessa história envolve o pivô Lucas Tischer, contratado pelo Phoenix Suns. Contrariando a tradição, o jogador acertou com a franquia norte-americana sem nunca ter vestido a camisa da seleção.
A trajetória defendendo as equipes nacionais era requisito fundamental para sonhar com a liga. Basta lembrar como foi o caminho do primeiro brasileiro a entrar na competição. O curitibano Rolando Ferreira Júnior, então com 24 anos, já era presença constante na seleção brasileira quando acabou escolhido no draft processo seletivo de novos jogadores para as equipes.
Além do currículo internacional, o pivô havia passado dois anos jogando na Universidade de Houston só para aumentar suas chances de chegar à NBA. Assinou contrato com o Portland Trail Blazzers em 1988. Permaneceu lá por um ano e meio e entrou em quadra apenas 12 vezes. Sofreu com o preconceito e o péssimo clima no elenco.
O caminho de Lucas Daniel Tischer, natural de Marechal Cândido Rondon, foi bem diferente. Oitavo representante verde-amarelo na liga, encontrou um caminho menos tortuoso. Sem experiência na seleção, foi um dos destaques do São José dos Pinhais/Kel-tek no Brasileiro passado. Chamou a atenção dos observadores norte-americanos, mas não teve sucesso no draft. Sua grande chance veio pouco mais tarde, no convite para se integrar ao Phoenix em uma liga de verão. Jogou pouco tempo. O suficiente para agradar ao técnico Mike DAntoni.
Em fase de expansão, a nova edição da NBA terá início com quatro confrontos. Phila-delphia 76ers x Milwaukee Bucks, San Antonio Spurs x Denver Nuggets; New Orleans/Oklahoma City Hornets x Sacramento Kings; e Phoenix Suns x Dallas Mavericks farão as primeiras cestas da temporada 05/06. No Brasil, a primeira transmissão será amanhã, pela ESPN Internacional. O tradicional coadjuvante Milwaukee Bucks visita o sempre forte New Jersey Nets. A partida começa às 22h30 (Brasília).
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais