Após sofrer quatro gols na derrota para o São Paulo nessa quarta-feira (27), o sistema defensivo do Coritiba entrou em estado de alerta. A equipe alviverde sofre em média 1,63 gol/jogo no Brasileiro quarto pior desempenho da competição atrás apenas de Avaí (27), América-MG (23) e Atlético-MG (20).
Até aqui, em 12 partidas, o Coxa foi vazado 18 vezes. Número que contrasta com o rendimento do mesmo sistema defensivo em outras competições na temporada. No Paranaense, por exemplo, a média de gols sofridos foi de 0,77 gol/jogo. Na Copa do Brasil, estatística ainda mais baixa: 0,58 gol/jogo.
Mais significativo até do que a quantidade de gols tomados diante do São Paulo, foi a forma com que eles aconteceram. Erros de passe na saída de bola (gols de Carlinhos Paraíba e de Lucas), desatenção (gol de Juan) e apatia total (gol de Dagoberto) marcaram a atuação coxa-branca. Falhas excessivas para quem ainda tem como meta alcançar uma vaga na Copa Libertadores de 2012. Atualmente o Coxa é o 12.º colocado, com 14 pontos, a seis do G4.
"Não é porque nós perdemos esse jogo que está tudo errado. Nossa equipe está fazendo bons jogos. Normalmente nós não erramos dentro de casa e dessa vez foi o que aconteceu. A gente errou e o adversário aproveitou. Nós temos um grupo forte, agora é corrigir", explicou o zagueiro Pereira.
No próximo domingo (31), fora de casa onde ainda não venceu no campeonato o Coritiba enfrenta o América-MG, às 18h30.