Após ter ficado fora da Olimpíada de Londres, Guilherme Guido voltou a competir em grande estilo nesta quarta-feira (22), no Troféu José Finkel de Natação, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. O atleta do Pinheiros nadou os 50 metros costas em 23s31 e bateu o seu próprio recorde sul-americano, de 23s39, obtido na final do Mundial de Piscina Curta de Dubai, em 2010.
Com o feito nas eliminatórias do José Finkel, Guido subiu ao topo do ranking mundial da prova, antes ocupado pelo chinês Xiaolei Sun, que tinha a marca de 23s34. O tempo também assegurou ao brasileiro vaga no Mundial de Piscina Curta de Istambul, cujo índice exigido nos 50 m costas é de 23s74 e será realizado em dezembro.
"Peguei uma semana de férias depois da Tentativa Olímpica e foi mais para descansar a cabeça do que a parte física, porque não consegui a vaga olímpica. Se não tivesse esse Mundial [de Istambul], provavelmente tinha pegado umas férias maiores, mas decidi me motivar ou o ano tinha acabado. Gostei muito do tempo porque superou o meu tempo de finalista em Dubai [onde foi sexto colocado]", afirmou Guido.
Além dele, outro nadador que garantiu índice para o Mundial de Istambul foi Daniel Orzechowski, também do Pinheiros, que cravou 23s69 em uma bateria eliminatória anterior à disputada pelo recordista sul-americano.
O nadador admitiu surpresa com o desempenho. "Não esperava esse tempo agora. Depois da Olimpíada o corpo não está tão cansado, mas a cabeça está. E segurar o polimento [descanso] está complicado. Mas foi bom ter conseguido logo e não deixar para a última seletiva [o Torneio Open, em novembro]. Espero melhorar esse tempo ainda mais à noite [nas semifinais] ou na final", disse.
Na prova feminina dos 50 metros costas, Etiene Medeiros, do Flamengo, foi a melhor das eliminatórias desta quarta ao cravar o tempo de 27s72. Fabíola Molina, do Minas Tênis, ficou em segundo lugar, com 27s95. Nenhuma delas, porém, obteve o índice para o Mundial, que é de 27s13.
Nas eliminatórias dos 100 metros medley, Flávia Delaroli, do Pinheiros, foi a melhor com o tempo de 1min03s72, seguida por Bruna Rocha, sua companheira de clube, com 1min04s21.
Nas eliminatórias masculinas dos 100 metros medley, Henrique Rodrigues, do Fluminense, ficou em primeiro lugar ao cravar 54s24, enquanto Thiago Pereira , do Corinthians, veio logo atrás, com a marca de 54s38.
Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, Thiago havia conquistado no dia anterior o ouro na prova dos 400 m medley do José Finkel, na qual também assegurou presença no Mundial de Istambul. O nadador corintiano cravou o tempo de 4min01s91, superando com folga o índice de 4min06s96 para a competição.
Deixe sua opinião