Há um mês, a Fórmula Truck vivia o momento mais tenso dos seus dez anos nas pistas, quando 19 caminhões se chocaram em um acidente, em Campo Grande. Os mesmos pilotos que escaparam de grandes estragos naquele dia, ontem correram na frente no primeiro treino no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. A prova será amanhã, às 14h15. Dentre os cinco melhores colocados na tomada de tempo estavam quatro veículos "ilesos" na etapa anterior.
O primeiro lugar foi do londrinense Leandro Totti, com 1min43s763. Como estava nas primeiras posições no Mato Grosso do Sul, foi pouco atingido pelo desastre coletivo, ocorrido na largada. O também paranaense Pedro Mufato foi o único piloto envolvido na batida que conseguiu um bom tempo em Curitiba. Mesmo com o seu Scania refeito, ficou em segundo lugar. Renato Martins, Mad Macarrão e Luiz Carlos Zapellini todos mais preocupados com ajustes do que com consertos no último mês completaram as primeiras posições provisórias.
Para a maioria dos pilotos, porém, a sexta-feira pareceu uma estréia. Afinal, quatro caminhões novos e sete completamente refeitos circularam pela pista. Mas o impacto na categoria foi muito além disso.
"Não vou ser hipócrita. Tivemos muita sorte de não ocorrer nada mais grave. Se fosse na volta seguinte, os caminhões estariam mais quentes e poderia ter ocorrido uma tragédia", afirma o ex-piloto e promotor do evento, Aurélio Batista Félix.
Quatro pilotos se feriram. O caso mais grave foi o do goiano José Maria Reis, que permaneceu 48 minutos preso sob outros caminhões. Nesta semana ele precisou ser submetido a uma nova cirurgia no joelho, mas passa bem.
Mesmo sendo um fato isolado, o acidente levou os organizadores a optar por mudanças na próxima temporada. "A idéia era termos um motor biturbo, que aumentaria a potência já em 2006. Vamos deixar para 2007, quando novos equipamentos de segurança estiverem à disposição", adiantou Félix.
Entre as novidades estão guindastes de resgate, novas tecnologias contra incêndio e a instalação de telas nos autódromos, para evitar a invasão do público na pista, como ocorreu durante o socorro aos pilotos na última etapa.
Agenda
Hoje
9h Treino livre
15h Treino classificatório
Domingo
10h25 largada DTM Pick-up
11h10 Show de Intervalo
13h15 Show de Intervalo
14h15 Largada F-Truck
* Bilheteria: os ingressos para a F-Truck custam R$ 20 e estão à venda nas concessionárias Bridgestone, Firestone e Postos Petrobrás.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Deixe sua opinião