A pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), com apoio da Polícia Militar (PM-PR) e da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), os jogos de futebol em Curitiba passarão a ser testados com torcida única do time mandante.
Inicialmente, o projeto-piloto ocorrerá somente nos jogos na Arena da Baixada. Em seguida, a intenção da Promotoria de Justiça é de que a medida seja estendida aos demais estádios da capital. A medida valerá para todos os jogos na cidade, não apenas em clássicos.
LEIA TAMBÉM >> Veja os palpites para os jogos da 5ª rodada do Brasileirão
Uma reunião na sexta-feira (11) definirá os detalhes finais do projeto para que possa ser colocado em prática a partir do dia 16 de maio, quando o Furacão recebe o Cruzeiro, na Baixada, pela Copa do Brasil. Vale lembrar que Mario Celso Petraglia, presidente do Deliberativo do Atlético, é antigo defensor das torcidas únicas em estádios.
Segundo o MP, o assunto vem sendo discutido com representantes de Atlético, Coritiba e Paraná, além das torcidas organizadas dos três clubes e a Federação Paranaense de Futebol (FPF).
“A partir do momento em que você diminui drasticamente o número de policiais no entorno dos estádios, este excesso de policiamento pode ser usado nos dias de jogos conta crimes em terminais de ônibus, nas periferias, nas brigas combinadas”, explica o promotor de justiça, Maximiliano Ribeiro Deliberador.
“A ideia é usar melhor a estrutura policia e permitir que aquele torcedor que tem medo de ir ao estádio possa voltar a frequentá-lo”, complementa.
A MP-PR utiliza dados da Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital que demonstram que, em São Paulo, onde a medida da torcida única já foi adotada, houve redução de 31% do efetivo do Batalhão de Choque de 15% do efetivo externo da PM necessários em dias de partida.
Além disso, houve a diminuição em 65% no total de escoltas realizadas para o acompanhamento das torcidas organizadas em dias de jogo e o aumento de 23% do público presente nos jogos.
“No Paraná, a expectativa é de que os números sejam ainda mais expressivos, uma vez que, diferente de São Paulo, em Curitiba a medida não se restringirá aos clássicos”, diz a nota da assessoria de imprensa do MP-PR.
Confira ainda
>> Prêmio para ignorar a Globo provoca impasse entre clubes e Esporte Interativo
>> Clubes questionam ‘erro’ milionário do Esporte Interativo no contrato de TV do Brasileirão
>> ‘Esporte Interativo será sufocado pela Globo no Brasileirão 2019’, diz especialista
>> Veja quais clubes fecharam com a Globo direitos do Brasileirão
>> Globo paga menos a clubes que fecharam contrato com rival do SporTV
>> Simulação mostra como fica o Brasileirão dividido entre Globo e Esporte Interativo
>> Clubes fechados com Esporte Interativo tomam drible milionário do Palmeiras
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião