Rio Dunga foi aprovado com boas notas nos amistosos e na Copa América, disputada em julho, na Venezuela. Agora, começa a prova final: ele reunirá hoje, em Teresópolis, região serrana do Rio, a seleção brasileira que iniciará a arrancada, neste domingo, rumo à Copa do Mundo de 2010. O primeiro adversário será a Colômbia, em Bogotá. Três dias depois, o Brasil enfrentará o Equador, no Maracanã. Caberá ao técnico, no mínimo, manter a tradição e conduzir a seleção mais uma vez a um Mundial.
O estilo turrão de Dunga já deflagrou uma crise de relacionamento com Kaká e Ronaldinho, que pediram dispensa da Copa América e, como represália, voltaram ao time como reservas, em amistoso com a Argélia. O incidente, no entanto, parece já ter sido contornado, e a presença dos dois craques, com o reforço de Robinho, certamente vai atrair o público para os treinos da seleção em Teresópolis que vão até sexta-feira, na Granja Comary, centro de treinamento da CBF.
Nos últimos amistosos, vitórias sobre Estados Unidos e México, no mês passado, Dunga não inventou e escalou os três como titulares. A tendência é que mantenha o trio mais habilidoso do país para a estréia nas Eliminatórias e estimule uma disputa saudável (ainda que duvidosa) por uma vaga no ataque, entre Afonso e Vagner Love.
As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa da África do Sul seguirão o mesmo formato utilizado desde 1998 (quando o Brasil não jogou): pontos corridos. As seleções se enfrentam em turno e returno, em 18 rodadas. Os quatro primeiros colocados se classificam para o Mundial. O quinto lugar disputará uma vaga com o quarto lugar das eliminatórias da Concacaf nas edições anteriores, o quinto colocado sul-americano enfrentava o campeão da Oceania pelo direito de jogar a Copa do Mundo.
O Brasil não disputou as eliminatórias para o Mundial de 1998, na França, pois havia vencido a Copa de 94 e até então o campeão estava automaticamente classificado para o torneio seguinte.
O torneio classificatório sul-americano começa neste sábado, com o Uruguai recebendo a Bolívia em Montevidéu. No mesmo dia, mais três jogos: a Argentina enfrenta o Chile, em Buenos Aires; o Equador pega a Venezuela, em Quito; e o Peru recebe o Paraguai, em Lima. O jogo entre Colômbia e Brasil, em Bogotá, às 17 horas (de Brasília) de domingo, fecha a jornada inaugural.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo