Do rascunho para as pistas. Após pouco menos de um ano de trabalho, nesta terça-feira (20), a BMW Sauber tirou do papel o seu F1.09, carro que será usado por Robert Kubica e Nick Heidfeld na temporada deste ano da Fórmula 1. O lançamento foi no circuito de Valência, na Espanha, e trouxe uma equipe bastante confiante no desempenho do novo carro. Terceira colocada no Mundial de Construtores de 2008, a BMW Sauber quer mais e espera chegar ao tão sonhado título.
"Anunciamos nossos planos para 2009 há quatro anos. Inicialmente viriam os primeiros pontos em 2006, depois o primeiro pódio em 2007, a vitória em 2008 e então a luta pelo campeonato a partir deste ano. Atingimos todos os objetivos e não temos porque abandonar o último alvo. Queremos lutar pelo título com as outras duas grandes equipes (Ferrari e McLaren) e com quem mais quiser entrar na briga", disse o diretor esportivo da equipe, Mario Theissen, durante o lançamento.
Logo após o lançamento, o F1.09 já foi para a pista, para onde retornará no fim do dia para novos testes. A BMW Sauber foi uma das primeiras equipes a testar, ainda em 2008, as mudanças aerodinâmicas exigidas pela Federação Internacional de Automobilismo para este ano, além do novo sistema de recuperação de energia cinética, o Kers. Diretor administrativo do grupo, Walter Riedl lembra os planos traçados pela BMW para 2009.
"O desenvolvimento do F1.09 foi centrado em três áreas chaves: aerodinâmica, utilização perfeita dos pneus e a integração com o Kers.
Embora já venha testando o Kers há mais tempo, a BMW Sauber ainda tem dúvidas se levará o sistema para as pistas já na primeira prova do ano, no GP da Austrália, em 29 de março.
"Ainda estamos trabalhando duro nele, mas não estamos prontos. Tenho certeza que o estaremos em algum momento, mas não sei se estaremos prontos em Melbourne. Esse é um problema das inovações, você se arrisca e não sabe quando tirará proveito disso."
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