Everton Lopes conseguiu um feito histórico para o boxe amador brasileiro, ao passar ontem para a final do Mundial de Baku, no Azerbaijão. Com isso, vai disputar hoje o título da categoria meio médio ligeiro (até 64 kg), contra o ucraniano Denys Berinchyc, mas já garantiu o melhor resultado do Brasil na história da competição.
Antes disso, a única medalha brasileira num Mundial de Boxe tinha sido conquistada com José Rodrigues, bronze na edição de 1986, nos Estados Unidos. Dessa vez, porém, Everton Lopes já garantiu pelo menos uma prata. Além disso, o Brasil também faturou ontem um bronze, com Esquiva Falcão Florentino.
Na semifinal da categoria meio médio ligeiro, Everton Lopes dominou completamente o combate contra o italiano Vicenzo Mangiacapre e acabou vencendo por 16 a 7.
Esquiva Falcão Florentino, por sua vez, não teve a mesma sorte na semifinal. Na categoria dos médios (até 75 kg), perdeu para o japonês Ryota Murata por 24 a 11 e foi eliminado da competição. Mesmo assim, o pugilista brasileiro garantiu a medalha de bronze, porque não existe disputa do terceiro lugar no Mundial.
Além das medalhas, Everton Lopes e Esquiva Falcão Florentino garantiram a vaga na Olimpíada de Londres, no ano que vem, por terem chegado pelo menos até as quartas de final de suas categorias no Mundial. Mas o Brasil ainda conseguiu ontem mais uma classificação olímpica, dessa vez indireta, com Robson Conceição.
O atleta chegou a vencer o ucraniano Vasyl Lomachenko nas oitavas de final dos leves (até 60 kg), mas o resultado da luta foi alterado pela organização do Mundial após a revisão da pontuação. Apesar da polêmica eliminação, o brasileiro se garantiu nos Jogos porque o seu algoz venceu o italiano Domenico Valentino e chegou à final da categoria.
Irmão de Esquiva, Yamaguchi Falcão Florentino estava na mesma situação de Robson Conceição, mas o seu algoz, o usbeque Elshod Rasulov, perdeu para o casaque Adilbek Niyazymbetov na semifinal até 81 kg. Assim, o brasileiro acabou ficando sem a vaga olímpica.
Ao vivo
Mundial de Boxe, às 6 horas, na ESPN.
Deixe sua opinião