Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro foram apresentados oficialmente ontem, na zona sul da capital carioca. Os símbolos foram definidos em um processo que durou dois anos. A fauna foi a inspiração para o representante olímpico e a flora do paralímpico.
O nome dos mascotes estão sendo escolhidos por votação no site do Rio 2016 (rio2016.com/mascote) e por redes sociais. São três pares de nome em disputa: Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; Vinicius e Tom. O resultado vai ser divulgado em 14/12.
O evento de ontem contou com a participação do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos responsáveis pela criação dos embaixadores da primeira Olimpíada da América do Sul.
"A apresentação dos mascotes era a peça que faltava para reforçar o engajamento. Eles personificam a Olimpíada, deixam os Jogos palpáveis", afirmou Beth Lula, diretora de marketing do Rio 2016.
Historicamente, 25% do faturamento advindo da venda de produtos licenciados das Olimpíadas têm o mascote. Serão cerca de 3 mil produtos dentre os 12 mil licenciados. A partir desta semana estarão à venda pelúcia, camiseta, pin e boné.
Ao todo, 24 agências criativas nacionais participaram da concorrência para idealizar os mascotes. A vencedora foi a paulista Birdo, especializada em animações.
"No processo de escolha tínhamos várias linhas para seguir, mas no fim concluímos que o que faz do nosso país especial era justamente a diversidade e é isso que tentamos transmitir", explicou Paulo Muppet, um dos diretores da Birdo.
Os mascotes têm em seu design influências da cultura pop, como personagens de videogame.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião