Produtos com os mascotes são responsáveis, historicamente, por 25% dos faturamento nos Jogos| Foto: Marcelo Sayão/EFE

Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro foram apresentados oficialmente ontem, na zona sul da capital carioca. Os símbolos foram definidos em um processo que durou dois anos. A fauna foi a inspiração para o representante olímpico e a flora do paralímpico.

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O nome dos mascotes estão sendo escolhidos por votação no site do Rio 2016 (rio2016.com/mascote) e por redes sociais. São três pares de nome em disputa: Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; Vinicius e Tom. O resultado vai ser divulgado em 14/12.

O evento de ontem contou com a participação do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos responsáveis pela criação dos ‘embaixadores’ da primeira Olimpíada da América do Sul.

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"A apresentação dos mascotes era a peça que faltava para reforçar o engajamento. Eles personificam a Olimpíada, deixam os Jogos palpáveis", afirmou Beth Lula, diretora de marketing do Rio 2016.

Historicamente, 25% do faturamento advindo da venda de produtos licenciados das Olimpíadas têm o mascote. Serão cerca de 3 mil produtos dentre os 12 mil licenciados. A partir desta semana estarão à venda pelúcia, camiseta, pin e boné.

Ao todo, 24 agências criativas nacionais participaram da concorrência para idealizar os mascotes. A vencedora foi a paulista Birdo, especializada em animações.

"No processo de escolha tínhamos várias linhas para seguir, mas no fim concluímos que o que faz do nosso país especial era justamente a diversidade e é isso que tentamos transmitir", explicou Paulo Muppet, um dos diretores da Birdo.

Os mascotes têm em seu design influências da cultura pop, como personagens de videogame.

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