Brasília O ministro do Esporte Orlando Silva deixou o encontro de ontem, em Brasília, entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joseph Blatter, da Fifa, dizendo estar "convencido" de que a Copa de 2014 será no território nacional. E sobre as condições dos atuais estádios do país, ele declarou que apenas a Arena, do Atlético, possui condições de adaptação aos moldes exigidos pela Fifa.
Para o mandatário da Fifa a Copa de 2014 somente não ocorrerá no Brasil caso governo federal, clubes e iniciativa privada fracassem na elaboração de uma plataforma de organização. "A bola está no campo do Brasil. As barreiras de organização são altas, tendo em consideração os êxitos dos Mundiais de 2002 (Coréia do Sul e Japão) e 2006 (Alemanha). Se o Brasil superar essas barreiras, deve receber a Copa", comentou o suíço.
Após a conversa de ontem, no Palácio do Planalto, o presidente da Fifa citou o favoritismo do Brasil para abrigar o evento, mas deixou claro que o país deve cumprir algumas etapas antes disso, como a construção de novas arenas, investimento nacional em infra-estrutura como transportes e a capacidade de atrair capital privado e estrangeiro. "Se o Brasil necessita de uma nova infra-estrutura de transporte, deve começar a fazê-la agora. E deve apresentar em seus documentos de candidatura trabalhos que serão feitos com ou sem a Copa do Mundo", declarou o dirigente, que citou a necessidade de o país construir pelo menos dez novos estádios para receber o Mundial.
Para Blatter, a sinalização do Planalto fortalece as aspirações do país. "Necessitamos de garantias governamentais para a organização de um evento tão importante."
O ministro Orlando Silva disse que existe a possibilidade de o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) oferecer linhas de financiamento específicos para a construção de novos estádios no país.
Segundo ele, além das linhas do BNDES, clubes e empresas nacionais e estrangeiras também serão sondados para investir na construção de novas arenas.
"Eu não temo (nenhuma outra candidatura na América do Sul). Depende apenas do Brasil", afirmou o ministro, depois de ser questionado sobre as possíveis candidaturas de Colômbia e Argentina.
Para Orlando Silva, o Pan 07, no Rio de Janeiro, servirá como "vestibular" para o Brasil no momento em que pleiteia a organização da Copa de 2014. A inscrição brasileira será formalizada em dezembro e a escolha da Fifa ocorrerá no primeiro semestre de 2008.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião