A Argentina teve dificuldades para confirmar seu favoritismo contra a Guatemala, mas conseguiu vencer por 2 a 1 e garantir vaga na segunda fase do Mundial de Futsal. O resultado deixou a seleção sul-americana em segundo lugar no Grupo C, com dez pontos ganhos, atrás apenas da Ucrânia, no saldo de gols.
Os argentinos começaram melhor na partida e abriram o placar logo a 1min15s da primeira etapa, com Matias Lucuix. Em desvantagem, a equipe guatemalteca partiu para cima em busca do empate, pois ainda tinha chances de classificação caso vencesse.
Mas os esforços da Guatemala não deram resultado. Aos 8 minutos da segunda etapa, foram os argentinos que voltaram a balançar as redes, com Fernando Wilhelm.
A equipe centro-americana manteve-se em busca do gol, e até conseguiu marcar com Manuel Aristondo, a 1min20s do fim da partida. Porém, não havia mais tempo para a virada, e o time encerrou sua participação no torneio.
A campanha da Guatemala no Mundial teve duas vitórias - 1 a 0 contra o Egito e 10 a 1 contra a China - e duas derrotas, por 6 a 2 para a Ucrânia e os 2 a 1 desta quinta, diante dos argentinos. A seleção fez seis pontos, marcou 14 gols e sofreu nove.
Os argentinos avançaram para o Grupo F da competição, onde terão pela frente Espanha, Paraguai e Rússia. A estréia acontece às 10h30 de sábado, no Maracanãzinho, contra o Paraguai.