O argentino Milton Martinez, de apenas 19 anos, foi o vencedor da etapa do Rio de Janeiro do Mundial de Skate de Rua. Com uma primeira volta sensacional, o "hermano" somou 89 pontos, o suficiente para superar os favoritos brasileiros Gugu Ramos - campeão mundial de 2008 - e Daniel Vieira - pentacampeão europeu - além do alemão Alex Mizurov, para faturar o título. O segundo lugar ficou com o brasileiro Lucas "Xaparral" Carvalho, de 21 anos, que somou 87,33 na segunda volta. O alemão Alex Mizurov ficou em terceiro, com 85,33 pontos, obtidos na primeira volta. Carlos de Andrade, o "Piolho", que lidera o circuito, não conseguiu um bom desempenho nas semifinais e acabou fora da apresentação final. A última etapa será na Alemanha, no dia 5 de dezembro.

CARREGANDO :)

Debaixo do calor característico da capital carioca, os skatistas tinham pela frente um circuito que mesclava rampas e obstáculos que são facilmente encontrados pelas ruas de qualquer cidade. Especialistas na modalidade, como os brasileiros Fábio Sleiman, Laurence Reale e Danilo Rosário, sentiam o cansaço da disputa em uma temperatura que beirava os 35 graus. Veteranos e mais experientes, o catarinense Rodolfo "Gugu" Ramos e o paranaense Daniel Vieira dosavam as energias na primeira volta, para tentar o título na segunda volta. Apenas a melhor nota contaria para a classificação final.

Os brasileiros, no entanto, não contavam com uma primeira volta excepcional de Milton Martinez. Mais jovem entre todos os competidores, o argentino surpreendeu e elevou o nível da disputa, pulando na frente com 89 pontos. Último a entrar na pista, Martinez superou atletas consagrados para abrir vantagem, colocando pressão nos demais participantes. Cansados e obrigados a executar uma ótima segunda volta, os demais competidores acabaram cometendo erros que normalmente não cometeriam, facilitando a vitória de Martinez.

Publicidade

"Estou muito contente por tudo. Este clima é muito legal, muita gente. Foi muito bom", disse o argentino após a conquista.

O brasileiro Lucas "Xaparral" Carvalho, de 21 anos, foi quem mais se aproximou de Martinez. Com uma segunda volta muito agressiva, o brasuca atingiu 87,33 pontos e ficou com o segundo lugar.

"Eu estava curtindo o clima da disputa, mas a todo momento batia a responsabilidade do campeonato. No fim foi legal ficar com o segundo lugar", finalizou.

Após a última apresentação dos atletas, Bob Burnquist entrou em ação em Copacabana. O bicampeão mundial completou o looping por duas vezes. Em seguida, Biano, skatista amigo de Bob, foi tentar a manobra arriscada. Depois de duas tentativas em que não conseguiu fazer o movimento, na terceira ele deu um susto em todos os presentes na arena. Biano acabou saindo da pista no fim do looping e caiu de costas no chão. Os médicos entraram em ação, fizeram o atendimento, e, alguns minutos depois, o skatista levantou e saiu andando, levando a torcida ao delírio, que o aplaudiu muito.

Publicidade