Buenos Aires - Um dia após a Argentina perder por 1 a 0 para o Paraguai, em Assunção, e se complicar ainda mais nas Eliminatórias da Copa do Mundo, os argentinos desferiram um enorme número de críticas sobre aquele que, como jogador, é o maior ídolo da história do futebol do país.
Os temas das críticas foram desde alusões à dependência das drogas de Maradona até referências a supostas profissões sexuais de sua mãe. De quebra, o retrospecto negativo também comprovou o desgosto generalizado da Argentina pela performance do ex-jogador como técnico.
Esse foi o caso de uma pesquisa realizada por um site vinculado ao jornal La Nación, que indicou que, após a derrota para o Paraguai, 87% dos torcedores argentinos exigiram que Maradona renuncie ao posto de técnico. Apenas 13% gostariam que o ex-jogador continue no cargo.
A pesquisa também indicou que 80% dos torcedores acreditam que a Argentina não será classificada para a Copa do Mundo da África do Sul no ano que vem.
Já o jornal La Nación estampou em letras garrafais em seu suplemento esportivo: "Alarme - A Argentina está brincando perigosamente com seu destino". O jornal ressaltou que a situação argentina mostra "o lado mais feio do desconsolo: sentir que está nas mãos de outros" (em alusão ao cenário no qual a seleção nacional não depende mais apenas dos próprios resultados para conseguir a classificação).
O periódico Clarín, por sua vez, ironizou: "A Argentina fez pouquinho e tem um problema grande". De acordo com reportagem do jornal, além de ficar cada vez mais longe da Copa, a Argentina "não encontra seu rumo".
O jornal Página 12 ironizou as declarações feitas por Maradona, que disse que problemas da seleção "a gente resolve conversando com os rapazes". Além disso, criticou Maradona pela "falta de ideias, falta de jogo e falta de imaginação para mudar a história".
Perante tamanha crise da seleção, o jornal esportivo Olé afirmou: "Por enquanto estamos na repescagem (das Eliminatórias), mas, jogando desse jeito...". Já sobre Maradona, o Olé foi categórico: "Maradona possui muitíssima responsabilidade (pela derrota para o Paraguai). Cometeu todos os erros que um técnico pode fazer".
Deixe sua opinião