Há sete anos, quando finalmente tirou a sua esperada carteira de habilitação, o catarinense Mauro Schnaider Netto se sentiu mais livre para andar pelas ruas de Itajaí, em Santa Catarina. Entre um deslocamento e outro, uma descoberta: o gosto pela velocidade. Mas o rapaz decidiu não andar na contramão. Em vez de disputar rachas, violar o Código de Trânsito e pôr em risco a segurança dele e de outras pessoas, procurou competições de arrancadas, nas quais pilotos testam suas habilidades no controle de máquinas a toda velocidade.

CARREGANDO :)

Deu tão certo que Schnaider Netto estará hoje e amanhã pilotando seu gol azul 2004 (com potência de 600 cavalos) na reta de 402 metros do Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) para disputar o título da categoria Força Livre Tração Dianteira, a mais equilibrada das 19 categorias do Campeonato Paranaense de Arrancada.

"Estou confiante, pois o carro foi todo revisado para não apresentar falhas. Se depender de mim serei campeão", diz o piloto, que chega à decisiva etapa da competição com 80 pontos, mesmo escore de seu concorrente, o também catarinense Marco Oliveira.

Publicidade

A quinta e última etapa do Campeonato Paranaense terá várias atrações ao público. Além da definição dos títulos de 10 das 19 categorias da competição (nove já têm seus campeões conhecidos por antecipação), os amantes da velocidade vão poder apreciar também tentativas de quebras de recorde e um show de manobras radicais.

É uma oportunidade de ver motores potentes levados ao extremo e veículos comuns e exóticos (como os dragster) virando um risco na pista. A potência das máquinas varia de 220 (Standard) a 3 mil cavalos (Drag motor traseiro), com velocidades que vão de 174 km/h a 365 km/h no final da reta, que já chegou a ser percorrida em menos de seis segundos (no recorde de Alejandro Sanches, na primeira etapa desse ano).

Embora seja chamado de "Paranaense", o campeonato de arrancada que termina neste fim de semana conta com pilotos de todas as partes do país, pois não existe um campeonato nacional dessa modalidade. A pista do AIC, que conta com a maior reta dos autódromos brasileiros (é a única oficialmente homologada para esse tipo de disputa), abriga eventos já tradicionais – além do Paranaense há também o Festival de Arrancada, que ocorre em dezembro – e atrai um público fiel.

Por esses motivos, segundo Eduardo Pereira, diretor comercial da Força Livre Motorsports, empresa que promove eventos do gênero em Curitiba, o Campeonato Paranaense de Arrancada é o melhor do Brasil. "Quem vence a nossa competição pode ser considerado campeão brasileiro", ressalta.

Serviço: Quinta e útima etapa do 13. Campeonato Paranaense de Arrancada. Local: Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Hoje e amanhã, das 9 às 17h30. Arquibancada: no sábado, R$ 10 mais 1 kg de alimento; no domingo, 15 mais 1 kg de alimento.

Publicidade