O Arsenal não vencia há três partidas. O Manchester United não perdia há 12 jogos. Neste sábado (8), os Gunners acabaram com a sua má fase e a seqüência invicta do rival: em casa, o time de Arsene Wenger bateu o atual campeão por 2 a 1, pela 12ª rodada do Campeonato Inglês. O gol dos Diabos Vermelhos foi do jovem lateral brasileiro Rafael, de 18 anos.
O destaque do clássico foi o francês Nasri, contratação mais cara do Arsenal na temporada ( 16 milhões, cerca de R$ 45 milhões): o ex-jogador do Olympique de Marselha marcou os dois da vitória.
Com o resultado, os Gunners assumiram a terceira colocação da Premier League com 23 pontos, dois a mais que o Manchester (mas a equipe de Alex Ferguson tem uma partida a menos na tabela). Liverpool e Chelsea lideram com 26.
O time de Wenger vinha de três jogos sem vitória: 4 a 4 com o Tottenham, derrota de 2 a 1 para o Stoke City e empate sem gols com o Fenerbahçe, pela Liga dos Campeões.
Já os Diabos Vermelhos entraram em campo motivados por uma seqüência de 12 partidas sem perder. Pela Liga dos Campeões: 1 a 1 e 3 a 0 com o Celtic, 3 a 0 sobre o Aalborg e 0 a 0 com o Villarreal. No Inglês: 4 a 3 sobre o Hull, 2 a 0 no West Ham, 1 a 1 com o Everton, 4 a 0 sobre o West Brom, 2 a 0 em cima do Blackburn e do Bolton, 3 a 1 no Middlesbrough e empate de 1 a 1 com o Chelsea. A última derrota do Manchester havia sido para o Liverpool, 2 a 1, em 13 de setembro.
Jovem brasileiro faz primeiro gol com a camisa do Manchester
Em um primeiro tempo movimentado, o Arsenal abriu o placar com Nasri aos 22. Após cobrança de falta para a área, Berbatov cortou de cabeça e o rebote ficou com Nasri. O francês chutou forte, a bola desviou em Gary Neville e tirou Van der Saar da jogada: 1 a 0.
Na etapa final, os Gunners precisaram de apenas dois minutos para ampliar, de novo com Nasri. A equipe londrina tocou de pé em pé no meio campo, Fábregas driblou Neville e deu passe perfeito para o francês, que mais uma vez soltou uma bomba e balançou a rede.
Um minuto depois, o Manchester teve boa chance de descontar. Após cruzamento da esquerda, o português, sozinho na pequena área, chutou rente à trave direita. Era a oportunidade de fazer seu 100º gol com a camisa da equipe.
Três brasileiros estiveram em campo no Emirates Stadium: Denílson (Arsenal) e Anderson (Manchester) como titulares, além do lateral Rafael, que entrou no segundo tempo no lugar de Neville pelos Diabos Vermelhos.
E foi do ex-lateral do Fluminense, de apenas 18 anos, o gol do Manchester, já aos 44: Rafael pegou o rebote na entrada da área e acertou o canto direito do goleiro Lukasz Fabianski (Almunia saiu na etapa final).
Na outra partida já encerrada deste sábado, Wigan e Stoke City ficaram no 0 a 0. O Wigan tem 12 pontos e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento. O Stoke soma 14.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou