Asafa Powell parece não acreditar na incrível marca conquistada neste domingo, em que estabeleceu o novo recorde mundial dos 100m rasos, com 9s74, durante as semifinais do Meeting de Atletismo de Rieti, na Itália. O jamaicano, que ficou apenas com o bronze no Mundial de Osaka no mês passado, melhorou em três décimos o recorde anterior, que era dele mesmo e do americano Justin Gatlin, afastado das pistas por problemas de doping.
- Meu treinador e eu trabalhamos muito para voltar à normalidade. Vim aqui por causa de tudo isso e fiz o que deveria fazer - disse Powell após a final.
O jamaicano, de 24 anos, também dominou a decisão dos 100 metros do Meeting de Rieti, acabando a prova na frente do norueguês Saidy Ndure Jaysuma (10s07) e do campeão mundial de 2003 Kim Collins (10s14).
Powell supera Tyson Gay
Após a conquista, Powell também superou o americano Tyson Gay, que afirmou em Osaka, no fim de agosto, estar disposto a conseguir a nova marca. Porém, apesar do americano ter vencido a prova com 9s85, o recorde não foi quebrado. Derrick Atkins, de Bahamas, fez 9s91, e também chegou na frente de Powell, com 9s96.
Mas, neste domingo, tanto Gay quanto Atkins não participaram da disputa, o que facilitou ainda mais a vida do jamaicano de 24 anos. E nesta temporada a melhor marca estava em poder de Tyson Gay, com 9s84, obtida em 22 de junho em Indianápolis, Estados Unidos.
Esta foi a primeira quebra de um recorde mundial dos 100 metros em território italiano. E a terceira vez que Powell tenta superarr este tempo, as outras foram em 14 de junho de 2005, em Atenas, 11 de junho de 2006, em Gateshead (Inglaterra), e 18 de agosto de 2006, em Zurique.
Mas nem só bons momentos marcam a carreira de Powell. No Mundial de 2003, o atleta foi desclassificado por queimar a largada. Em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, o jamaicano era franco favorito, mas ficou apenas com a quinta colocação e não pôde disputar o Mundial de Helsinque - 2005 por causa de uma lesão nos adutores. Seu primeiro título intercontinental data de 2006 nos Jogos da Commonwealth. Desde então, Powell sempre correu abaixo dos 10 segundos, com uma arrancada sem comparação e um ritmo destacado.
Brasileiros não se destacam na competição
Entre os brasileiros no Meeting de Atletismo de Rieti, o paulista Fábio Gomes da Silva acabou em quarto na final do salto com vara, saltando 5m55. A prova foi vencida pelo ucraniano Denis Yurchenko, com 5m72. Já no salto triplo, a pernambucana Keila Costa foi apenas a sexta, com 14m45.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião