A Associação de Equipes da Fórmula 1 (Fota), anunciou nesta quinta-feira, em Genebra, na Suíça, que vai propor mudanças no sistema de pontuação da categoria. Segundo a entidade, o vencedor passaria a receber 12 pontos em vez dos 10 atuais, com o segundo marcando nove e o terceiro, sete.
As propostas visam melhorar o espetáculo para os fãs da categoria, além de colaborar no corte de custos da Fórmula 1. As equipes pretendem reduzir desenvolvimentos, sem que para isso a essência da disputa seja alterada. Confira abaixo as principais mudanças propostas pela Fota.
Propostas técnicas:
Em 2009:
- Mais de 100% de aumento na milhagem dos motores (oito por piloto na temporada);
- Redução nos túneis de vento e no uso do CFD (Dinâmica de Fluído Computacional);
- Disponibilidade de motores às equipes por 8 milhões
Em 2010:
- Disponibilidade de motores às equipes por 5 milhões;
- Disponibilidade de câmbios às equipes por 1,5 milhão;
- Disponibilidade de um Kers padrão entre 1 e 2 milhões;
- Reduzir em 50% o gasto com desenvolimento aerodinâmico;
- Limitar número de chassis, carenagens e desenvolvimentos aerodinâmicos;
- Proibição de vários materiais exóticos e metálicos;
- Telemetria e sistemas de rádio padrão
Propostas esportivas:
Em 2009:
- Redução em 50% dos testes;
- Novo sistema de pontuação (12-9-7-5-4-3-2-1) para recómpensar os vencedores;
- Quantidade de gasolina, especificações de pneus e dados de reabastecimento revelados antes das corridas
Em 2010:
- Compromisso de recomendar o novo formato de classificação;
- Oportunidades radicais de pontuação (ex: um ponto no Mundial de Construtores para o pit stop mais rápido da prova);
- Mais reduções nos testes (quatro sessões de quatro dias com apenas um carro, mais um shakedown);
- Redução da duração dos GPs (250 quilômetros ou o máximo de 1h40m)
Propostas comerciais:
Em 2009:
- Melhorar o fornecimento de dados para a imprensa;
- Explorar maneiras de que a apresentação da Fórmula 1 seja mais informativa e dinâmica, como já é feito em outros esportes, como o tênis e o críquete;
- Porta-voz das equipes disponíveis para a TV durante as corridas;
- Compromisso de melhorar a experiência do público nos sites das equipes e da Fota;
- Sessões de autógrafos obrigatórias nos finais de semana de GPs
Em 2010:
- Compromisso de melhorar a experiência do público pela TV
Deixe sua opinião