Quando a bola rolar para Athletico e São Paulo nesta quarta-feira (20), às 19h15, na Arena da Baixada, dois jogadores experientes e acostumados a vestirem a mesma camisa vão viver um momento inédito: jogar um contra o outro em solo brasileiro. Adriano e Daniel Alves, amigos de longa data, dividiram por muito tempo a camisa de Sevilla, Barcelona e seleção brasileira.
Ambos retornaram ao Brasil com status de contratações de peso e com altos salários. Adriano foi anunciado pelo Athetico no dia 22 de julho, depois de semanas de especulação sobre a volta dele para o Brasil. Revelado pelo Coritiba, o polivalente jogador de 34 anos teve propostas da Europa, mas preferiu o Furacão, rejeitando interesses do próprio São Paulo e do Santos.
Foram 14 anos na Europa, jogando por Sevilla, Barcelona e Besiktas. 28 títulos no total. Números impressionantes, mas que perdem de outro brasileiro que recentemente se tornou o maior vencedor do mundo: Daniel Alves, que acumula 40 títulos conquistados.
Dani Alves chegou à Europa em 2002, defendendo Sevilla, Barcelona, Juventus e Paris Saint-Germain. O quadragésimo título foi justamente a Copa América disputada esse ano, com o lateral sendo capitão e eleito melhor atleta do torneio aos 36 anos.
Foram 17 anos longe e a vontade de voltar para o Brasil virou realidade no time do coração. Daniel foi anunciado pelo São Paulo no dia primeiro de agosto.
Dupla de peso
A parceria no Sevilla rendeu a eles, entre outros, dois títulos da Liga Europa da UEFA nas temporadas 2005–06 e 2006–07. A dupla foi reeditada anos depois no Barcelona, onde conquistaram a Liga dos Campeões da UEFA em duas temporadas (2010–11 e 2014–15), dois mundiais de clubes da FIFA (2011 e 2015) e quatro campeonatos da liga espanhola.
Estreias
A estreia de Adriano pelo Athletico aconteceu no sábado (17), na partida contra o Atlético-MG, vencida pelo Furacão por 1 a 0. Apesar de poder atuar também no meio-campo, ele jogou na lateral e foi substituído por Márcio Azevedo aos 36 minutos do segundo tempo.
Daniel Alves estreou pelo São Paulo em grande estilo, fazendo o gol da vitória no jogo contra o Ceará, também no sábado. Também havia uma dúvida quanto à posição em que ele seria utilizado, e Cuca acabou por escalá-lo no meio, jogando com a 10.
A tendência é que no duelo desta quarta Tiago Nunes volte a utilizar Adriano na lateral. Da mesma forma, Dani Alves deve seguir no meio campo, até porque o espanhol Juanfran, recém-contratado, assumiu a posição. O duelo entre os dois veteranos promete!
Próximos jogos do Athletico
- Athletico x São Paulo - 21/8, 19h15 - Brasileirão
- Grêmio x Athletico - 24/8, 17h - Brasileirão
- Athletico x Ceará - 31/8, 19h - Brasileirão
- Athletico x Grêmio - 4/9, 19h - Copa do Brasil
Deixe sua opinião