O Athletico corre risco de fechar o primeiro turno do Brasileirão com desempenho muito próximo ao registrado na temporada de 2011, quando foi rebaixado à Série B.
Após 16 jogos disputados, o Furacão soma apenas 33% de aproveitamento, afundado na 17ª colocação, com 16 pontos. Apesar de ter uma partida a menos (adiada da sexta rodada), o Rubro-Negro precisa superar o desempenho atual para evitar a marca negativa na primeira metade do campeonato.
Em 2011, em seu pior início de Brasileirão, a equipe conquistou 31% dos pontos nos primeiros 19 jogos. No término daquela edição, o Athletico caiu com 38% de aproveitamento, no 17º posto da tabela. Os números contabilizados são a partir de 2006, quando a Série passou a adotar pontos corridos com 20 clubes na elite.
Desde que retornou à Série A, em 2013, o Furacão não fazia um início tão ruim no campeonato. O melhor aproveitamento foi em 2013, quando fechou o turno com 59%, na quarta colocação. O pior aconteceu em 2018, quando era o 13º e conquistou 36% dos pontos.
Mudança de panorama
O Athletico ainda tem três jogos para encerrar o turno e, claro, pode melhorar a marca atual. Além das partidas pela 18ª e 19ª rodada, o time tem um jogo em atraso – pela sexta rodada, contra Atlético-MG, no Mineirão, ainda sem data definida.
Para mudar o panorama, o time terá que se superar e atingir feitos inéditos nesta Série A, como emendar três vitórias seguidas, ou, no mínimo, conseguir um triunfo e dois empates. Menos que isso o Furacão seguirá com aproveitamento muito semelhante ao do ano do rebaixamento.
Possíveis cenários do Athletico no primeiro turno do Brasileirão
- 16 pontos (caso perca as três) – 26% de aproveitamento.
- 17 pontos (caso empate uma) – 29,8% de aproveitamento.
- 18 pontos (caso empate duas) – 31,5% de aproveitamento.
- 19 pontos (caso vença uma ou empate as três) – 33,3% de aproveitamento.
- 21 pontos (caso empate duas e vença uma) – 36,8% de aproveitamento.
- 22 pontos (caso vença duas) – 38,5% de aproveitamento.
- 23 pontos (caso vença duas e empate uma) – 40,3% de aproveitamento.
- 25 pontos (caso vença os três) – 43% de aproveitamento.
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Declaração final do G20 aborda taxação de super-ricos, guerras e regulação de IA
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião