A ausência da torcida nos estádios não é fator determinante para o aproveitamento como mandante para Athletico e Paraná. Porém, o Coritiba vem sentindo mais o peso de não contar com seu torcedor. O retrospecto mostra que Furacão e Tricolor já tiveram desempenho igual ou até pior na competição quando contaram com o apoio da arquibancada. Por causa da pandemia do coronavírus, não há espectadores nas partidas desde o início da disputa.
Considerando os resultados alcançados pelos times ao final da 12ª rodada da competição nacional - atual andamento do campeonato - e traçando um comparativo com o mesmo período de anos anteriores, na mesma divisão, o desempenho das equipes oscilou.
O Rubro-Negro, que atingiu 71,4% de aproveitamento após sete jogos em casa em 2019 (mesmo número de partidas em 2020), hoje tem 52,4%. Entretanto, em 2018, teve apenas 47,6% no mesmo período.
No final das duas últimas temporadas, o aproveitamento final na Arena foi de 68,4%, em 2019, e 77,2%, em 2018, o que mostra que o início não necessariamente reflete toda a competição, com o Furacão podendo melhorar ainda esses números, independentemente de contar com a torcida nas arquibancadas.
>> Tabela e classificação do Brasileirão
Situação semelhante à do Coxa, que somava 73,3% como mandante em 2017 - quando esteve pela última vez na Série A - e atualmente conta apenas com 40%, abaixo dos 53,3% nos primeiros cinco jogos em cada em 2016.
Porém, ao término das duas participações mais recentes na elite, não chegou nem a 60% de aproveitamento atuando no Couto Pereira, mesmo tendo jogos com casa cheia, o que mostra um desempenho baixo em determinado momento do torneio.
Na Série B, o Tricolor teve um leve aumento na sua porcentagem nas partidas longe dos torcedores. Atualmente, o time tem 66,6% de aproveitamento, mesmo desempenho de 2017 nos primeiros sete jogos em casa. Em esse número foi de 57,1%.
Um número muito próximo ao atual, mas na sequência da competição o resultado foi bem diferente, caindo para 54,4% ano passado, mas beirando os 80% em 2017, ano do acesso, quando o time paranista teve uma boa média de público na Vila Capanema, e isso o empurrou para o acesso. Mas, via de regra, aquela temporada foi a exceção.
>> Tabela e classificação da Série B
A análise, baseada em números levantados, compara apenas o aproveitamento. Outros fatores que podem explicar as mudanças nos resultados, como desempenho do time na temporada e até os adversários enfrentados, não foram considerados.
Aproveitamento como mandante com e sem torcida nos estádios
O desempenho do Athletico na Arena:
- No Brasileirão 2020: 52% de aproveitamento como mandante em sete jogos, com três vitórias, duas derrotas e dois empates.
- No Brasileirão 2019: 71% de aproveitamento como mandante em sete jogos, com cinco vitórias e duas derrotas. Aproveitamento de 68% em casa ao final da competição.
- No Brasileirão 2018: 48% de aproveitamento como mandante em sete jogos, com três vitórias, um empate e três derrotas. Aproveitamento de 77% em casa ao final da competição.
O desempenho do Coritiba no Couto:
- No Brasileirão 2020: 40% de aproveitamento como mandante em cinco jogos, com duas vitórias e três derrotas.
- No Brasileirão 2017 (Série A): 73% de aproveitamento como mandante em cinco jogos, com três vitórias e dois empates. Aproveitamento de 45,6% em casa ao final da competição.
- No Brasileirão 2016 (Série A): 40% de aproveitamento como mandante em cinco jogos, com uma vitória, três empates e uma derrota. Aproveitamento de 59,6% em casa ao final da competição.
O desempenho do Paraná na Vila:
- Na Série B 2020: 66% de aproveitamento como mandante em sete partidas, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota.
- Na Série B 2019: 52,3% de aproveitamento como mandante em sete partidas, com três vitórias, dois empates e duas derrotas. Aproveitamento de 54,4% em casa ao final da competição.
- Na Série B 2017: 66,7% de aproveitamento como mandante em sete partidas, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota. Aproveitamento de 78,9% em casa ao final da competição
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião