A inédita conquista da Copa do Brasil ampliou o domínio do Athletico no cenário do futebol local. O clube aparece com folga na liderança do ranking do futebol paranaense elaborado pela Gazeta do Povo, agora com 3075 pontos — bem à frente do rival Coritiba, que soma 2510.
A contabilidade começa a partir de 1933, ano da profissionalização (veja as regras completas no fim da matéria).
O Furacão também somou pontos pelo título estadual (30), colocação final no Brasileirão (70), e ainda por alcançar a fase de oitavas de final na Libertadores (35).
O Coxa, por outro lado, levou apenas 50 pontos pelo acesso à Série A. Na temporada passada, a diferença entre os rivais era de apenas 280 pontos. Já o Paraná segue estacionado com 870 pontos.
Observações/regras:
- Só estão no ranking as equipes que foram campeãs ou vice-campeãs paranaenses desde 1933, ano da profissionalização do futebol brasileiro. Em 2002, o Atlético é considerado pela Gazeta do Povo o campeão, e não o Iraty. O Paraná é o vice do mesmo ano.
- No caso do item “não caiu”, nas Séries A e B, só estão computados nas competições nas quais estava previsto rebaixamento.
- No caso da Série A, item Libertadores, foram computados pontos para times que se classificaram à competição sul-americana, quando previsto vaga no regulamento, e para times que ficaram em 3º ou 4º lugar nos campeonatos em que não foram distribuídas vagas ao Continental.
- Os campeonatos continentais englobados são: Copa Sul-Americana, Copa Mercosul e Copa Conmebol.
- Os campeonatos interestaduais considerados são: Primeira Liga, Torneio do Povo, Copa Sul, Copa Sul-Minas e Seletiva para a Libertadores-99.
- O Campeonato Brasileiro inclui a Taça Brasil, a Taça Roberto Gomes Pedrosa, a Copa João Havelange, a Copa União e o Brasileirão.
Deixe sua opinião