O Athletico volta as atenções ao Brasileirão após o revés na Recopa Sul-Americana. Encara o Fluminense neste domingo (2), às 16 horas, na Arena da Baixada. Envolvido ainda com a Copa do Brasil, a Libertadores, além da Recopa, o Furacão acumula apenas sete pontos em seis jogos, e está fora do grupo dos 10 melhores classificados.
TABELA BRASILEIRÃO 2019: Resultados, datas, classificação
O jogo em Curitiba marca o reencontro do Rubro-Negro com seu ex-técnico, Fernando Diniz. Entretanto, o treinador do Fluminense não estará à beira do gramado no Joaquim Américo, suspenso por ter sido expulso diante do Bahia.
É a primeira vez que Athletico e Diniz duelam desde o rompimento, em junho de 2018, que deu lugar a Tiago Nunes. O atual técnico do Tricolor deixou a Baixada com apenas 34% de aproveitamento. Na ocasião, Mario Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo atleticano, atirou contra torcedores e imprensa que, segundo o cartola, não entendiam os conceitos do treinador.
A partir de então, com o trabalho de Tiago Nunes, campeão estadual com a equipe alternativa em 2018, o Furacão engrenou no Brasileirão e na Sul-Americana, competição que terminou campeão. Com o sucesso, Nunes seguiu à frente da equipe para 2019, embora Petraglia mantivesse o desejo de repatriar Diniz.
Além do reencontro, o duelo deste domingo está marcado por uma campanha anti-racismo que envolve o atacante Nikão. O jogador recebeu ofensas racistas de torcedores após o primeiro duelo com o River Plate, pela Recopa. Assim, atleticanos decidiram mostrar apoio ao atleta.
Foi organizada uma "vaquinha" pela internet para confeccionar máscaras com o rosto do jogador para serem utilizadas na arquibancada, na campanha "Somos todos Nikão".
Notícias do jogo
- Tiago Nunes e jogadores afirmam que Athletico se fortaleceu para Libertadores
- Orgulhoso, Tiago Nunes beija medalha de vice da Recopa: “Saber perder”
- Cartola FC 2019 – 7ª rodada: sugestão de times para pontuar e valorizar
- Sérgio Moro assiste à final da Recopa e firma pacto contra barras bravas na Copa América
- Athletico acumula milhões de dólares com prêmio da Recopa; veja valores
Transmissão
A partida terá transmissão pela Globo, apenas para fora de Curitiba. A Gazeta do Povo acompanha o duelo em tempo real.
Ficha técnica
Athletico: Santos; Madson (Jonathan), Lucas Halter (Robson Bambu), Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington, Erik (Marcelo Cirino) e Bruno Guimarães; Nikão, Rony e Marco Ruben (Thonny Anderson). Técnico: Tiago Nunes.
Fluminense: Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Nino e Caio Henrique; Allan, Daniel (Airton) e Ganso; Luciano, Yony González e João Pedro. Técnico: Fernando Diniz
Arbitragem: Wagner Reway (Fifa), auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (Fifa) e Fabiano Rodrigo Rubinho (MT). O VAR será do árbitro José Cláudio Rocha Filho (SP).
Fique de olho
Nikão
Nikão é personagem central do jogo. A torcida do Athletico promete encher a Baixada de máscaras do jogador, numa forma de apoio ao atleta, que sofreu ofensas racistas após o primeiro jogo da decisão da Recopa, contra o River Plate. Titular há quatro anos do Furacão, o atacante é ainda peça fundamental no esquema da equipe.