O Athletico tem até esta terça-feira (9) e corre contra o tempo para finalizar as inscrições de atletas para as disputas das oitavas de final da Libertadores e quartas de final da Copa do Brasil 2019.
O Furacão enfrenta o Boca Juniors, dia 24 de julho, na Baixada, pela ida da disputa internacional. Já pela ida do mata-mata doméstico, encara o Flamengo, nesta quarta-feira (10), às 21h30, também na Baixada. O técnico Tiago Nunes já admitiu a necessidade de reforços na Arena da Baixada.
Baixas
Algumas mudanças na lista do técnico Tiago Nunes são certas: o lateral-esquerdo Renan Lodi, negociado com o Atlético de Madrid-ESP, o zagueiro Paulo André, aposentado, o meia João Pedro, emprestado ao Paraná, o zagueiro Zé Ivaldo, cedido ao Vitória, o atacante Anderson Plata, que foi para o Tolima-COL, e o atacante Bergson, que foi para o Ceará, saem.
>> Confira o mercado da bola do Furacão!
O meia Nikão, que negocia uma possível transferência para os Emirados Árabes, pode ser outra baixa. Já o volante Bruno Guimarães rejeitou recentemente uma proposta milionária da China e deve permanecer.
O atacante Thonny Anderson, reforço vindo do Grêmio, não pode ser inscrito, pois já constava na lista do clube gaúcho para a disputa do torneio continental. O atleta, no entanto, poderá ser reforço na Copa do Brasil.
Doping
O zagueiro Thiago Heleno e o volante Camacho, suspensos preventivamente por serem flagrados em exame antidoping da Conmebol, também devem ficar de fora, tanto da Libertadores, como da Copa do Brasil.
TABELA: veja o chaveamento completo do mata-mata da Libertadores
TABELA: veja o chaveamento completo do mata-mata da Copa do Brasil
No caso de Thiago Heleno, o prazo de 60 dias da suspensão preventiva acabou, mas ele segue sem saber quando poderá voltar a atuar. Camacho também segue impedido. Isto porque o retorno da dupla depende de um julgamento da Conmebol ainda sem data definida.
Novidades
O Athletico confirmou somente um reforço nesta parada para a Copa América. O zagueiro Pedro Henrique, emprestado pelo Corinthians. Ele deve ser inscrito tanto na Libertadores, como na Copa do Brasil, como substituto de Paulo André.
Já para a lateral-esquerda, o Furacão tenta a contratação do jovem Abner, 19 anos, revelação da Ponte Preta. O clube ofereceu R$ 6, 5 milhões para a Macaca, com quem ainda negocia. Caso não dê certo, quem pode pintar na lista é o também Abner, ex-Coritiba, que estava inicialmente no time de aspirantes.
Para a zaga, outros dois nomes foram especulados: Rodholfo, do Flamengo, e Wallace, ex-Corinthians e Flamengo e atualmente no Göztepe, da Turquia. O segundo, entretanto, já foi descartado pelo agora diretor Paulo André.
Além destes, o Athletico teve o retorno do atacante Crysan, que voltou de empréstimo do Al-Batin, da Arábia Saudita, mas que está fora dos planos e deve ser emprestado novamente.
Confira a lista inicial do Furacão para a Libertadores (em negrito quem sai)
Goleiros: Santos, Leo e Caio
Zagueiros: Thiago Heleno, Paulo André, Zé Ivaldo, Robson Bambu e Léo Pereira
Laterais: Renan Lodi, Jonathan, Márcio Azevedo e Madson
Meio-campistas: Wellington, Lucho González, Camacho, Matheus Rossetto, Bruno Guimarães, Tomás Andrade, Léo Cittadini, João Pedro, Erick e Jaderson.
Atacantes: Nikão, Rony, Marco Ruben, Braian Romero, Marcelo, Gabriel Poveda, Anderson Plata e Bergson.
MAIORES NEGOCIAÇÕES DA HISTÓRIA DO ATHLETICO
Acesse o conteúdo: Renan Lodi é a maior venda da história do Athletico; veja lista e valores detalhados
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista